José Ferreira

É fotógrafo e gosta de livros. Licenciado em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e, desde 2014, Mestre em Fotografia pela Universidade Católica, onde teve oportunidade de aprender com Carlos Lobo, Michel Séméniako, Eugéne Bavkar, António Júlio Duarte, entre outros. Anteriormente, esteve envolvido no projeto EntreMargens e formação Kameraphoto, Régua (2012), e nesse mesmo ano também esteve presente num workshop de Fotografia Documental em Riga, Letónia – “Os pescadores do Báltico” (2012).

Resultante do seu projeto de mestrado fez a edição de autor do livro “Como dizer adeus” (2014) e, num projeto paralelo, fez parte da exposição colectiva CONFLITU[AL] no Museu Municipal de Espinho (Espinho, 2014). Nos últimos anos o seu trabalho pessoal tem incidido na relação entre homem/espaço natural e nos sinais que esta relação emocional e temporal imprime na paisagem. Em 2019 edita a monografia “Japão – Os montes estão distantes” e expõe esse trabalho na Quinta da Cruz (Viseu).

Paralelamente ao trabalho artístico dedicou-se também ao fotojornalismo, fotojornalismo desportivo e fotografia de eventos e social. Em 2012 foca-se na fotografia corporativo tendo trabalhado como fotógrafo na Farfetch e mais tarde sendo um dos coordenadores da equipa de Pós-Produção para a Europa e algumas linhas especializadas. A partir de 2019 e em contexto de consultoria colaborou na criação de imagens, através de agências, com empresas como a KINDA Home, Casa das Peles, Trymoto, Shaeco, Lasa entre outras. No trabalho de estúdio, a fotografia de produto para aplicações de e-commerce e fotografia editorial são o seu maior foco.

Em 2020 começa a dar aulas no CINDOR e, dois anos depois no IPCI.

TWITTER

🚨CANDIDATURAS ABERTAS!
Um programa de estudos destinado a fotógrafos/as e artistas que queiram desenvolver um projeto artístico desde a ideia e a produção, até à exposição ou o fotolivro.
Já te podes candidatar ao Master em Fotografia Artística 👉  https://ipci.pt/cursos/master-em-fotografia-artistica/

Carregue mais
YOUTUBE
FACEBOOK
TIKTOK
TEXTOS LEGAIS
Junta-te a Nós