Curso Profissional de Comunicação Cultural

Início: 19 fevereiro 2026
126 HORAS | ONLINE

O Curso Profissional de Comunicação Cultural forma agentes capazes de conceber, planear e implementar estratégias de comunicação para instituições culturais e/ou projetos independentes, sempre orientadas para a tríade: instituição, público e pensamento crítico. 

​​Durante o curso, vais desenvolver competências para elaborar planos transversais de comunicação — digitais e presenciais — que mobilizam a opinião crítica, fortalecem parcerias estratégicas, gerem recursos e equipas, e produzem conteúdos de texto (copys) e visuais de impacto. 

A metodologia assenta na integração dos projetos dos participantes, com estudos de caso em tempo real, tornando o processo de aprendizagem imediatamente aplicável às tuas necessidades profissionais. 

O curso conta ainda com uma equipa especializada, com experiência comprovada no setor cultural, capaz de responder a diferentes cenários e construir uma experiência formativa singular para formandos e formadores. 

 

Porquê fazer o Curso Profissional de Comunicação Cultural no IPCI: 

  • Aprender a criar estratégias de comunicação que potenciem os teus projetos culturais. 
  • Fortalecer a tua equipa na construção e divulgação dos projetos. 
  • Angariar e fidelizar o teu público através de práticas de comunicação eficazes. 
  • Produzir conteúdos atrativos para imprensa, público e parceiros. 
  • Integrar uma rede de profissionais e experiências reais do setor cultural. 

 

Preço: 1.700€

 

Pagamento a pronto: 1.550€

Desconto: 150€
Campanha válida até 30 de novembro de 2025

 

9 Mensalidades de 183€

Desconto: 50€
Mensalidades de novembro 2025 a julho 2026
Campanha válida até 30 de novembro de 2025

 
*Os valores apresentados são isentos de IVA ao abrigo do - Regime de isenção (art.9 nº11)

Não é necessário
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9 MENSALIDADES, PRONTO PAGAMENTO

Saídas

Público-alvo

Maiores de 18 anos;
Escolaridade mínima 9º ano;
Pessoas que procuram a área da Comunicação Cultural como atividade profissional;
Profissionais ativos ou desempregados em processo de reconversão profissional;
Recém-licenciados que pretendem fazer uma especialização profissional na área da comunicação cultural.

 

Saídas Profissionais 

Coordenador/a de Comunicação;
Gestor/a de redes sociais;
Assessor/a de imprensa;
Criador/a de conteúdos imagéticos e de texto;

Objetivos

  • Elaborar um plano de comunicação estratégica aplicado a um evento cultural.
  • Definir objetivos gerais e específicos, públicos-alvo, cronogramas e recursos (humanos, financeiros e técnicos).
  • Gerir processos de trabalho de uma equipa de comunicação e articular informações com curadoria, programação e produção.
  • Planear e executar conferências de imprensa, comunicados e protocolos de acolhimento institucional.
  • Produzir documentos de suporte: descrições de eventos, notas de imprensa, textos para catálogos, convites e redes sociais.
  • Selecionar e gerir meios de comunicação próprios, conquistados e pagos, otimizando recursos disponíveis.
  • Avaliar o impacto da comunicação cultural através de KPIs e feedback qualitativo.

Programa

PROTOCOLO INSTITUCIONAL (18 horas)

– Definição de um plano de protocolo de comunicação institucional
– Missão, Visão e Valores, Público-alvo, Meios de Comunicação
– Acolhimento artístico e institucional
– Práticas inclusivas de comunicação e gestão de crises
– Organização e papéis num evento cultural com protocolo
– Plano de protocolo de comunicação institucional, partilha e feedbacks

 

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA (36 horas)

– Comunicação Cultural | Apresentação do Curso, disciplinas, proposta de desenvolvimento prático + apresentação dos estudantes / backgrounds
– Como elaborar um plano de comunicação? Parte I: objetivos (geral e específicos), público-alvo, ações
– Como elaborar um plano de comunicação? Parte II: Meios próprios, suportes associados e possibilidades de difusão, parcerias associadas
– Como elaborar um plano de comunicação? Parte III: Recursos Humanos e Financeiro
– Como elaborar um plano de comunicação? Parte IV: cronograma / Estudo de Casos
– Como elaborar um orçamento para comunicação?
– Como articular informações com as equipas envolvidas (curadoria, programação, produção): pedidos e feedbacks
– Identidade Visual de um projeto: do físico ao digital / tom de voz, slogans
– Escrita institucional (catálogos, convites, websites) e Escrita promocional/digital (redes sociais, campanhas)
– Ferramentas de gestão para ações e equipas (Trello, Notion, Slack, Google Drive)
– Exercício coletivo: criação de um plano de comunicação para um evento cultural
– Recapitulando: apresentação e feedbacks do Plano de Comunicação

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA (30 horas)

– Imprensa cultural: principais meios e perfis
– Como preparar um plano de assessoria de imprensa
– Estrutura de um Comunicado de Imprensa
– Comunicação de filmes, exposições, concertos, festivais
– Como construir e gerir uma base de dados de contactos de imprensa
– Uso de gestores de e-mails para envio de comunicados de imprensa
– Estratégias de abordagem dos meios/jornalistas e timings
– Preparação de guiões e acompanhamento das entrevistas
– Criação de comunicado de imprensa para projeto cultural
– Recapitulando: apresentação e feedbacks do comunicado de imprensa / Press Clipping: avaliação dos resultados

 

GESTÃO DE MEIOS (21 horas)

– Identificar as necessidades de comunicação de acordo com o plano de comunicação.
– Otimizar recursos financeiros para meios físicos/digitais; próprios, conquistados e pagos.
– Assegurar a produção de conteúdos para os meios físicos e digitais
– Processos de negociação e contrapartidas na aquisição de meios (Publicidade, Media Partner, Agendas Culturais etc.).
– KPIs de planeamento (alcance, impressões, custo por contacto) / KPIs de avaliação (engajamento, público presente).
– Estudos de caso de campanhas.

 

GESTÃO E PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS PARA REDES SOCIAIS (21 horas)

– Como gerir meios digitais Instagram, Facebook, Website e LinkedIn.
– Ferramentas e gestão de agenda de publicações nos meios digitais.
– Elaboração e adaptação de copies para os diferentes meios digitais.
– Estratégia para a seleção de registos visuais para divulgação.
– Criação e edição de conteúdos mobile.
– Estudos de casos: redes sociais de áreas distintas.

Metodologia

Curso Profissional de Comunicação Cultural adota uma metodologia de ensino inovadora e prática, projetada para o máximo proveito da experiência. O nosso método foca-se em uma abordagem interativa e aplicada, que enfatiza a experimentação, a aplicação prática de conhecimentos e a colaboração.

• Aprendizagem baseada na prática: trabalhar em vídeos que incorporam as técnicas e ferramentas aprendidas.
• Sessões hands-on: demonstrações ao vivo, exercícios práticos e a oportunidade de aplicar novas técnicas em tempo real.
Feedback construtivo: uma parte fundamental da nossa metodologia é o feedback regular e construtivo do formador e a análise personalizada dos trabalhos, essencial para o desenvolvimento técnico e criativo.
• Recursos complementares: para complementar as sessões, fornecemos uma gama de recursos online, leituras recomendadas e exemplos de projetos e material técnico complementar.
• Ambiente colaborativo: incentivamos um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde os e as participantes podem partilhar ideias, solucionar problemas em conjunto e inspirar-se mutuamente.
• Atualização contínua: a área da comunicação está em constante evolução, e este curso reflete isso, mantendo o conteúdo atualizado com as últimas tendências e desenvolvimentos.

Formadoras(es)

DIREÇÃO DO CURSO:

 

 

 

EQUIPA DOCENTE:

A definir…

 

Calendário

Início: 19 fevereiro 2026 

Fim: 30 julho 2026 

 

Horário:

Aulas à quarta e sexta-feira, das 19h30 às 22h30.

Certificado

O IPCI é uma entidade formadora acreditada pela DGERT.

No final do curso, os formandos têm direito a um certificado de formação, onde são avaliados segundo o critério com ou sem aproveitamento.

A obtenção do certificado com aproveitamento obriga a uma participação igual ou superior a 70% da carga horária do curso.

Este curso não contempla o acesso a programas de estágio, nem de tutoria profissional após o término do curso.

+info

EQUIPAMENTO DO FORMANDO(A)

Computador portátil com webcam, microfone e coluna;

Acesso à internet;

Conta de email google, para utilização dos aplicativos de texto, folha de cálculo e apresentações.

MATERIAL DE APOIO

A equipa docente em contexto de sala de aula apresentam a bibliografia recomendada, para que os e as formandas possam ter guias de estudo complementares.

A entrega das apresentações utilizadas em aula não é obrigatória e encontra-se protegida pelo direito de propriedade intelectual, sendo da exclusiva responsabilidade do formador(a) disponibilizar ou não esse conteúdo, que é da autoria individual do formador(a).

A entrega de textos complementares ou outros documentos é feita por via digital pelos serviços administrativos do IPCI, sempre que aplicável.

 

CONDIÇÕES GERAIS

Pré-requisitos

Idade: a partir dos 18 anos. (Ensino Básico completo, 9º ano). 

Conhecimentos de informática na ótica do utilizador  

Turmas de 10 a 16 formandos(as).
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições.
A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
A inscrição é válida após a liquidação do valor da inscrição ou o pagamento da primeira mensalidade.
O horário aplicado pode ser alterado excecionalmente por razões de adequação técnico-pedagógica, podendo ser marcadas aulas fora do horário estabelecido.
A informação apresentada não dispensa a consulta do regulamento interno e dos nossos serviços de atendimento, que o podem auxiliar em todas as questões técnicas e pedagógicas.
Caso não seja possível a abertura da turma proposta, será apresentado ao formando/a uma possibilidade alternativa de horário. Caso o formando ou formanda não possa frequentar o curso no horário alternativo que foi apresentado, o IPCI efetua a devolução integral dos valores pagos no prazo máximo de 30 dias.
É possível o congelamento da inscrição mediante motivo devidamente comprovado e documento que ateste a veracidade do pedido, o congelamento da frequência obriga ao pagamento do curso de acordo com a modalidade de pagamento acordada na inscrição 

A reintegração no curso, apenas possível no ano letivo seguinte, está sujeita à disponibilidade de vaga e horário proposto pelo IPCI. 

Em caso de desistência, é obrigatório a comunicação escrita da sua desistência, esta comunicação deverá ser feita através do e-mail  da secretaria.
O formando/a fica sujeito ao pagamento de 30% do valor em dívida para conclusão do processo. O não pagamento deste valor bloqueia o acesso a documentos que atestem a frequência do curso bem como o acesso a processos de avaliação. 

O acesso ao curso obriga a aceitação dos termos dispostos nos seguintes documentos: Condições gerais, Contrato de Formação e Regulamento Interno. 

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