Workshop de Staged Photography

Início: 5 de maio de 2026
24 HORAS | PRESENCIAL

O Workshop de Staged Photography é destinado a pessoas que pretendem adquirir competências técnicas na área do autorretrato, para poderem fazer uma exploração pessoal do tema.

A Fotografia Encenada desfruta atualmente de uma ampla aceitação no mundo da arte e reconhecidas figuras trabalham com os códigos próprios do género, que foi recolhendo gramáticas da linguagem da publicidade, da pintura e do cinema.

No Workshop de Staged Photography é dada a oportunidade de experimentar e explorar a linguagem do autorretrato através do planeamento e execução de um projeto fotográfico, no âmbito da fotografia fine art e/ou diário pessoal.

Na Staged Photography, os e as modelos são uma parte primordial e imprescindível para a estruturação do conceito e para a composição da imagem. Por vezes, é o autor/a que interage e se insere na sua própria obra, até tendo diversos papéis, assumindo identidades fictícias. Noutras, são atores, atrizes, ou manequins os que, sobre a direção do fotógrafo/a, interpretam papéis, normalmente relacionados com a vida social, o status, a mitologia ou os sonhos.

O curso tem como objetivo proporcionar todas as ferramentas necessárias (desenvolvimento de conceito, criação, edição e pós-produção) para construir um discurso criativo próprio que culmina com a produção de uma exposição coletiva.

 

Pode beneficiar de um apoio até 750€, no âmbito do programa Cheque – Formação + Digital, consulte aqui o regulamento do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

 

Modalidades de pagamento

PRONTO PAGAMENTO:
270€

PAGAMENTO EM MENSALIDADES:
3x 100€

Não é necessário
3 MENSALIDADES
PRONTO PAGAMENTO
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Galeria

Informação adicional

Escolha pagamento

3 MENSALIDADES, PRONTO PAGAMENTO

Objetivos

  1. Linguagem fotográfica: Identificar a variedade de estilos e técnicas dentro da fotografia encenada, incluindo retrato, moda e fotografia conceptual.
  2. Direção criativa de modelos: Dirigir poses, capturar expressões faciais e comunicar-se eficazmente para obter o resultado desejado.
  3. Auto-retrato e auto-representação: Dominar a técnica do autorretrato e explorar como equilibrar os papéis de fotógrafo e modelo.
  4. Iluminação: Controlar o processo de iluminação natural e artificial para criar ambientes e destacar temas. Manipular sombras e luzes para enriquecer a narrativa visual.
  5. Cenários e adereços: Usar adereços, figurinos e cenários de maneira inovadora para construir histórias visuais.
  6. Projeto final: Identificar e controlar as diferentes etapas de um projeto de Staged Photography: conceção, planeamento, sessão fotográfica, tratamento e edição.

Programa

1. Fundamentos da Fotografia Encenada:
  • Definição de fotografia encenada.
  • Elementos-chave da composição em fotografia encenada.
  • Análise de autores e autoras que utilizam esse estilo.
  • Estratégias para o planejamento de uma sessão de fotografia encenada.
2. Técnica fotográfica e auto-retrato:
  • Iluminação adequada para fotografia encenada.
  • Uso de adereços e cenários.
  • Composição e enquadramento.
  • Direção de modelos 
  • Definição e importância do auto-retrato na fotografia encenada.
  • Técnicas para criar auto-retratos criativos e expressivos.
  • Utilização de diferentes poses, expressões faciais e cenários.
  • Discussão sobre auto-representação e identidade na fotografia.
  • Prática em estúdio: aplicação hands-on das técnicas aprendidas.
3. Edição e pós-produção:
  • Técnicas de edição aplicadas à fotografia encenada e auto-retratos.
  • Sessões práticas para de editar as imagens criadas durante o workshop.
4. Análise peer-to-peer.
  • Revisão e feedback dos trabalhos produzidos no workshop e esclarecimento sobre dúvidas
  • Análise conjunto do trabalho criativo e identificação das oportunidades de melhoria para futuros projetos.

Metodologia

O Workshop de Staaged Photography adota uma metodologia de ensino inovadora e prática, projetada para garantir que todos os e as participantes obtenham o máximo proveito da experiência. O nosso método foca-se em uma abordagem interativa e aplicada, que enfatiza a experimentação, a aplicação prática de conhecimentos e a colaboração.

 

  1. Aprendizagem baseada na prática: trabalhar em imagens que incorporam as técnicas e ferramentas aprendidas.
  2. Sessões hands-on: demonstrações ao vivo, exercícios práticos e a oportunidade de aplicar novas técnicas em tempo real.
  3. Feedback construtivo: uma parte fundamental da nossa metodologia é o feedback regular e construtivo do formador e a análise peer-to-peer dos trabalhos, essencial para o desenvolvimento técnico e criativo.
  4. Recursos complementares: para complementar as sessões, fornecemos uma gama de recursos online, leituras recomendadas e exemplos de projetos.
  5. Ambiente colaborativo: incentivamos um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde os e as participantes podem partilhar ideias, solucionar problemas em conjunto e inspirar-se mutuamente.
  6. Adaptação e flexibilidade: reconhecendo a diversidade e inclusão entre os e as participantes, a nossa metodologia permite ajustes e personalização do ensino para atender às necessidades individuais.
  7. Atualização contínua: a fotografia está em constante evolução, e este curso reflete isso, mantendo o conteúdo atualizado com as últimas tendências e desenvolvimentos.

Formadora

Calendário

Início: 5 de maio de 2026

Fim: 7 de julho de 2026

 

Horário:

Aulas à terça-feira das 20h00 às 23h00.

Certificado

O IPCI é uma entidade formadora acreditada pela DGERT.

No final do curso, os formandos têm direito a um certificado de formação, onde são avaliados segundo o critério com ou sem aproveitamento.

A obtenção do certificado com aproveitamento obriga a uma participação igual ou superior a 70% da carga horária do curso.

Este curso não contempla o acesso a programas de estágio, nem de tutoria profissional após o término do curso.

Depoimentos

«O workshop de Staged Photography foi uma surpresa pela positiva. A formadora Patrícia Pettit, tinha os conteúdos muito bem estruturados e fez uma ótima gestão do tempo.
Teve a flexibilidade suficiente para que dentro do que tinha estruturado ir de encontro às necessidades do grupo de formandos, atualizando as propostas e referências.
Em termos de ambiente conseguiu formar um grupo de trabalho coeso e animado, onde a partilha e as ideias surgiam e fluíam sem que surgissem constrangimentos. Conseguiu o equilíbrio entre aprendizagem/lazer.
Da proposta inicial que seria um trabalho por formando evoluiu para um trabalho de grupo onde todos participaram, tendo sido possível através deste perceber como se realiza a edição deste tipo de trabalho.
Parabéns à formadora»

Goreti Ferraz

 

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«Do meu ponto de vista, o objetivo passava por absorver um pouco de cultura visual numa área que se aproxima um pouco daquilo que faço enquanto fotógrafo de reportagem social, mais em concreto com Casamentos.
A fotografia de casamento requer diversas abordagens para um resultado que agrade profundamente ao cliente. Ou seja, o puro registo documental é atualmente insuficiente e por isso temos de ‘encenar’ um espaço ou os próprios noivos para extrair outro tipo de resultados criativos.
Com a Patrícia Pettitt, foi muito fácil compreender o processo de pré-produção e criativo antes da produção da imagem. 
Desde a partilha de interessantes referências visuais da especialidade até à forma prática e descontraída com que lecionou, ela foi excelente e sempre disponível.
A abordagem prática escolhida pela Patrícia foi essencial para que toda a turma colaborasse com um projeto real e que entre os horários e vidas preenchidas pudéssemos realmente aplicar as aprendizagens com esse processo»

Ricardo Moura.

 

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“Ao longo do século xx os e as fotógrafas da Nova Visão, e também os e as surrealistas, empregaram a encenação como um poderoso estilo criativo. Foram estes os precursores/as da denominada Staged Photography ou Fotografia Encenada, termo que se começa a empregar com certa normalidade e assiduidade na década de oitenta, paralelamente à intensificação do debate sobre a validez e o uso da fotografia documental, pois é nesse momento que se toma consciência de que, na fotografia, o limite entre a realidade e ficção é bem estreito. Consequentemente, este tipo de fotografia diversifica-se e afirma-se como um género em crescimento exponencial.

Os/as fotógrafos/as convertem-se em encenadores/as e deixam de captar a realidade para construí-la, abrindo uma grande janela para a ficção e pondo em dúvida a percepção da realidade.”

Vítor Nieves.

Excerto do texto publicado em

“Don’t Look at my Camera”, Ed. Difusora, 2005

+info

EQUIPAMENTO FORNECIDO PELA ESCOLA

Estúdio de fotografia equipado com sistemas de iluminação de flash e luz contínua profissional para fotografia.

 

EQUIPAMENTO DO FORMANDO(A)

Camera fotográfica digital; SLR ou MIrrorless, com objetiva.
Equipamento acessório facultativo: computador portátil, tripé, flash externo.
Caso tenha todos ou algum destes equipamentos pode trazer para utilizar nas aulas ou esclarecer eventuais dúvidas sobre o seu funcionamento.

 

MATERIAL DE APOIO

A equipa docente em contexto de sala de aula apresentam a bibliografia recomendada, para que os e as formandas possam ter guias de estudo complementares.

A entrega das apresentações utilizadas em aula não é obrigatória e encontra-se protegida pelo direito de propriedade intelectual, sendo da exclusiva responsabilidade do formador(a) disponibilizar ou não esse conteúdo, que é da autoria individual do formador(a).

A entrega de textos complementares ou outros documentos é feita por via digital pelos serviços administrativos do IPCI, sempre que aplicável.

 

CONDIÇÕES GERAIS

Pré-requisitos

Idade a partir dos 18 anos

Turmas de 10 a 15 formandos(as)

A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições.

A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.

A inscrição é válida após a liquidação do valor da inscrição ou o pagamento da primeira mensalidade.

O horário aplicado pode ser alterado excecionalmente por razões de adequação técnico-pedagógica, podendo ser marcadas aulas fora do horário estabelecido.

A informação apresentada não dispensa a consulta do regulamento interno e dos nossos serviços de atendimento, que o podem auxiliar em todas as questões técnicas e pedagógicas.

Caso não seja possível a abertura da turma proposta, será apresentado ao formando ou formanda uma possibilidade alternativa de horário, caso o formando(a) não possa frequentar o curso no horário alternativo que foi apresentado, o IPCI efetua a devolução integral dos valores pagos no prazo máximo de 30 dias.

É possível o congelamento da inscrição mediante motivo devidamente comprovado e documento que ateste a veracidade do pedido, a reintegração no curso está sujeita á disposição final de horário por parte do IPCI.

Em caso de desistência o formando ou formanda fica sujeito ao pagamento de uma taxa de conclusão do processo, o não pagamento desta taxa está sujeito a uma ação de cobrança coerciva do valor total em dívida.

O acesso ao curso obriga a aceitação dos termos dispostos nos seguintes documentos: Condições Gerais, Contrato de Formação e Regulamento Interno.

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