Workshop de Candidaturas a Projetos Culturais

Início: 4 de fevereiro de 2025
20 HORAS | ONLINE AO VIVO

O Workshop de Candidaturas a Projetos Culturais fornece as ferramentas adequadas que permitem enquadrar os projetos culturais a cada programa de financiamento.

Numa época em que cada vez mais existem diferentes programas de apoio para projetos culturais e artísticos é importante conhecermos as diferenças de cada um e a quem se destinam.

Este workshop vai capacitar-te de conhecimentos ao nível da escrita, argumentação formal de um projeto cultural, e a identificar diferentes programas de apoio de acordo com o enquadramento cultural de cada projeto.

Modalidades de Pagamento

PRONTO PAGAMENTO: 195€

PAGAMENTO EM MENSALIDADES:
3 X 70€

Não é necessário
3 MENSALIDADES
PRONTO PAGAMENTO
Limpar

Galeria

Informação adicional

Escolha pagamento

3 MENSALIDADES, PRONTO PAGAMENTO

Objetivos

 

  • Identificar a organização formal de uma estrutura de produção cultural.
  • Saber consultar oportunidades de financiamento cultural de acordo com a natureza do projeto e promotor.
  • Gerir os elementos formais de uma candidatura e técnicas de redação e/ou argumentação de um projeto cultural.
  • Conhecer os vários programas de financiamento, no âmbito nacional e comunitário, de projetos, organizações e atividades artísticas e culturais.

 

Metodologia

Workshop de Candidaturas a Projetos Culturais adota uma metodologia de ensino inovadora e prática, projetada para o máximo proveito da experiência. O nosso método foca-se em uma abordagem interativa e aplicada, que enfatiza a experimentação, a aplicação prática de conhecimentos e a colaboração.

Aprendizagem baseada na prática: trabalhar em projetos que incorporam as ferramentas aprendidas.
Sessões hands-on: demonstrações ao vivo, exercícios práticos e a oportunidade de aplicar novas técnicas em tempo real.
Feedback construtivo: uma parte fundamental da nossa metodologia é a análise regular e construtivo da formadora e a análise personalizada dos trabalhos, essencial para o desenvolvimento técnico e criativo.
Recursos complementares: para complementar as sessões, fornecemos uma gama de recursos online, leituras recomendadas e exemplos de projetos e material técnico complementar.
Ambiente colaborativo: incentivamos um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde os e as participantes podem partilhar ideias, solucionar problemas em conjunto e inspirar-se mutuamente.
Atualização contínua: a área da Produção Cultural está em constante evolução, e este curso reflete isso, mantendo o conteúdo atualizado com os últimos desenvolvimentos.

Programa

INTRODUÇÃO AOS PROJETOS CULTURAIS.

Abordagem teórica sobre os fundamentos e objetivos dos projetos culturais, destacando a importância do financiamento através de candidaturas.

 

LINHAS DE FINANCIAMENTO.

Caracterização das diferentes linhas de financiamento, nacionais e europeias, para as atividades culturais.

 

LEGISLAÇÃO E NORMATIVAS.

Análise das principais leis e regulamentos relacionados com candidaturas a projetos culturais.

 

ELABORAÇÃO DE CANDIDATURAS.

Aspetos práticos a ter em conta na elaboração de uma candidatura.

Formadora

Calendário

Início: 4 de fevereiro de 2025
Fim:  25 de fevereirro de 2025

 

Horário: aulas à terça-feira e quarta-feira, das 20h00 às 22h30

Certificado

O IPCI é uma entidade formadora acreditada pela DGERT.
No final do curso, os formandos têm direito a um certificado de formação, onde são avaliados segundo o critério com ou sem aproveitamento.

A obtenção do certificado com aproveitamento obriga a uma participação igual ou superior a 70% da carga horária do curso.

Este curso não contempla o acesso a programas de estágio, nem de tutoria profissional após o término do curso.

+info

EQUIPAMENTO DO FORMANDO(A)

Dispositivo para a conexão online.

MATERIAL DE APOIO

A equipa docente em contexto de sala de aula apresentam a bibliografia recomendada, para que os e as formandas possam ter guias de estudo complementares.

A entrega das apresentações utilizadas em aula não é obrigatória e encontra-se protegida pelo direito de propriedade intelectual, sendo da exclusiva responsabilidade do formador(a) disponibilizar ou não esse conteúdo, que é da autoria individual do formador(a).

A entrega de textos complementares ou outros documentos é feita por via digital pelos serviços administrativos do IPCI, sempre que aplicável.

 

CONDIÇÕES GERAIS

Pré-requisitos

Idade a partir dos 18 anos

Turmas de 10 a 25 formandos

A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições.

A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.

A inscrição é válida após a liquidação do valor da inscrição ou o pagamento da primeira mensalidade.

O horário aplicado pode ser alterado excecionalmente por razões de adequação técnico-pedagógica, podendo ser marcadas aulas fora do horário estabelecido.

A informação apresentada não dispensa a consulta do regulamento interno e dos nossos serviços de atendimento, que o podem auxiliar em todas as questões técnicas e pedagógicas.

Caso não seja possível a abertura da turma proposta, será apresentado ao formando ou formanda uma possibilidade alternativa de horário, caso o formando(a) não possa frequentar o curso no horário alternativo que foi apresentado, o IPCI efetua a devolução integral dos valores pagos no prazo máximo de 30 dias.

É possível o congelamento da inscrição mediante motivo devidamente comprovado e documento que ateste a veracidade do pedido, a reintegração no curso está sujeita á disposição final de horário por parte do IPCI.

Em caso de desistência o formando ou formanda fica sujeito ao pagamento de uma taxa de conclusão do processo, o não pagamento desta taxa está sujeito a uma ação de cobrança coerciva do valor total em dívida.

O acesso ao curso obriga a aceitação dos termos dispostos nos seguintes documentos: Condições Gerais, Contrato de Formação e Regulamento Interno.

 

TERMOS E CONDIÇÕES DO PLANO FORMATIVO EM REGIME ONLINE DO IPCI

Durante a sessão os formandos e formandas devem ter a sua webcam ligada.

Os microfones devem ser ligados sempre que haja necessidade de colocar questões.

Chat em tempo real para esclarecimento de dúvidas e possibilidade de assistência remota do formador(a) desde que esta seja autorizada pelo formando(a).

A formação online do IPCI está assente num plano de trabalho ao vivo permitindo, desta forma, manter os níveis de interação que existiriam numa aula presencial.

A gravação de aulas não está autorizada, para que possa ser possível preservar a proteção de dados e de imagem de cada participante na sessão.

O convite para as aulas será enviado pelo IPCI, sendo que o acesso à sala é aprovado pelo formador ou formadora.

As sessões de formação têm a duração de três horas.

Nestas sessões estão contempladas as seguintes ações: apresentação de conteúdos, esclarecimento de dúvidas e realização de exercícios práticos com o acompanhamento do formador ou formadora.

As sessões de formação têm, ainda, um intervalo de 10 minutos que é gerido pelo formador ou formadora, de acordo com o ritmo da aula.

Durante as aulas todos os intervenientes devem privilegiar fundos neutros, de forma a evitar a exposição do espaço privado de cada um.

Recomenda-se, ainda, que procurem trabalhar com uma iluminação neutra evitando, assim, sombras desnecessárias na imagem.

TWITTER

🚨CANDIDATURAS ABERTAS!
Um programa de estudos destinado a fotógrafos/as e artistas que queiram desenvolver um projeto artístico desde a ideia e a produção, até à exposição ou o fotolivro.
Já te podes candidatar ao Master em Fotografia Artística 👉  https://ipci.pt/cursos/master-em-fotografia-artistica/

Carregue mais
YOUTUBE
FACEBOOK
TIKTOK
TEXTOS LEGAIS
Junta-te a Nós

Pedir informações

    Open chat
    Olá 👋
    Podemos ajuda-lo?