Master em Fotografia Artística

Início: 19 de outubro de 2024
222 Horas | PRESENCIAL

O Master em Fotografia Artística é um programa de estudos contemporâneos destinado a fotógrafos, fotógrafas e artistas, com formação prévia, que queiram desenvolver um projeto artístico desde a ideia, a execução, a conceptualização e a produção, até à planificação de uma exposição ou a edição de um fotolivro.

Este é o Master que precisas se procuras comprometer-te com a Fotografia, desde a paixão e a emoção para transmitir, transgredir e transformar o nosso mundo e a ti próprio/a. Este programa de estudos permite-te ir mais fundo na fotografia e nas suas práticas, favorecendo os usos criativos da imagem e desenvolvendo uma consciência crítica e plenamente contemporânea.

Este programa, que se afirma como o novo centro de criação contemporânea da fotografia portuguesa, tem uma duração de 12 meses, com um total de 222 horas dedicadas a ti.

Mais de 100 artistas já se formaram no Master em Fotografia Artística e uma grande parte são visíveis nos circuitos artísticos, prémios, festivais, bienais, museus e galerias no panorama nacional e internacional.

 

 

Pode beneficiar de um apoio até 750€, no âmbito do programa Cheque – Formação + Digital, consulte aqui o regulamento do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

 

Já podes fazer a pré-inscrição
Valor: 60€

Processo de admisão feito através de entrevista e apresentação de portfólio.

Em stock

Galeria

 

 

 

Network

Uma vez que o Master em Fotografia Artística acaba, o IPCI trabalha para que os melhores projetos tenham a visibilidade que merecem em museus, galerias ou festivais, tanto nacionais como internacionais. Assim, projetos desenvolvidos no Master foram expostos cada ano nos Encontros da Imagem e no Imago Lisboa Photo Festival.

 

Nos últimos anos é uma constante ver os e as artistas formadas no Master em Fotografia Artística do IPCI em festivais portugueses como o Parallel, Estação Imagem, iNstantes ou o f/est Amarante, e em internacionais como PHotoEspaña, Photoalicante, Fotonoviembre e BFoto (Espanha); Paris Photo e Circulation(s) (França); Emotiva e inCadaquès (Catalunha); Outono Fotográfico (Galiza), Backlight (Finlândia); Festival Charta e Photo Open Up (Itália) e Off Grid Festival (Austria) entre outros.

 

Bienais de Fotografia como a de Vila Franca de Xira ou a do Porto, e Bienais de Arte Contemporânea como a de Cerveira e a da Maia, têm exposto nas últimas edições projetos criados no seio do Master.

 

Destacadas galerias do panorama nacional representam artistas formados/as no IPCI e ainda, os projetos desenvolvidos no Master são selecionados e finalistas nas últimas edições de prémios tão importantes como o FNAC, Futures, Prémio Galiza de Fotografia Contemporânea, Descubrimientos PHotoEspanha, Urbanautica Institute Awards, Fine Art Photography Awards (FAPA), LensCulture, Tokyo International Foto Awards, Photographic Exploration Project (PEP Berlim), Budapest International Foto Awards e Open Doors Gallery, entre outros.

Metodologia

Antes de te debruçares nas fases de conceptualização, execução, transformação em produtos culturais expositivos ou editoriais, difusão e comunicação, escolhes o projeto em que queres trabalhar ao longo do programa, com o acompanhamento dos professores e das professoras, e com o enriquecimento do resto da turma. Através da avaliação e a revisão crítica dos projetos, aprenderás a selecionar e sequenciar as fotografias para criar narrativas visuais e potenciar a literacia visual.

 

Com o objetivo de manter um seguimento continuado na tua evolução, o Master inclui leituras de portfólios e tutorias ao longo de todo o programa.

 

O programa divide-se em 8 Unidades Curriculares, 4 Seminários e 2 Eventos Interdisciplinares a cargo de diferentes artistas e agentes culturais. As UCs abrangem procesos de aprendizagem transversal de forma a se cruzarem para visar a permeabilidade dos conteúdos e criar uma fluidez que favoreça a excelência dos projetos.

 

No IPCI temos o compromisso da autocrítica que nos move a fazer a revisão de cada formação no fim do ano letivo. Uma das grandes mudanças que trazemos para o Master em Fotografia Artística é uma melhor comunicação entre todos os agentes implicados e a eliminação das separações que existem entre as diferentes disciplinas de forma em que, como acontece no universo artístico, cada área de conhecimento seja transversal e com a fluidez e a interdisciplinaridade que se requer na atualidade.

 

Neste sentido, desenhamos dois eventos interdisciplinares e de grande relevo para o Master: o MAG (Master Artistic Guidance) e o MSC (Master Showcase). Duas jornadas intensivas de convívio e partilha nas quais se realiza a apresentação dos projetos, num modelo inovador com vários professores e professoras que aportam, desde a experiência e o conhecimento, até ao acompanhamento necessário para melhorar os projetos de acordo com a perspectiva autoral e as práticas da contemporaneidade.

 

Programa

Pensamento Crítico. 21 h.

Conhecer o contexto, os estilos e os géneros fotográficos é de fulcral importância para aproveitar o legado da história nas práticas contemporâneas e para fazer um mapeamento da fotografia, nomeadamente após o paradigma que levou a fotografia a entrar no campo das artes.

 

Esta Unidade Curricular compreende um estudo crítico do pensamento e as práticas atuais no universo fotográfico através da análise das suas linhas orientadoras e da interseção com as outras artes visuais.

 

Metodologia e Investigação. 18 h.

Na procura de uma melhoria constante e uma optimização dos resultados, no âmbito do Master em Fotografia Artística, o IPCI implementa esta nova Unidade Curricular neste ano letivo.

 

Deparar-se com um novo projeto é provavelmente o momento mais difícil de um/a artista. A ideia, a investigação, a conceptualização, a programação e calendarização, a realização, a tomada de decisões, a optimização de recursos e marcar objetivos ao alcance das possibilidades reais, que te ajudem a não perder-te e gerir melhor as frustrações.

 

Nesta Unidade Curricular, ainda é dada uma abordagem teórica sobre os fundamentos e objetivos dos projetos culturais, enfatizando a importância do financiamento por meio de candidaturas. Inclui um mapeamento das diversas linhas de financiamento disponíveis, tanto nacionais quanto europeias, que são cuidadosamente adaptadas aos projetos individuais de cada formando ou formanda. Além disso, são abordados aspectos práticos essenciais na elaboração de candidaturas eficazes para angariar financiamento, garantindo a preparação para maximizar as oportunidades de apoio a cada projeto.

 

Mentoria I. 27 h.

A partir de uma gramática inerente à fotografia documental, esta Unidade Curricular permite explorar uma linguagem fotográfica abrangente que abarca temas como território, realidade ficcionada e retrato. O projeto pessoal é construído através de um processo narrativo que permite a exploração de diversas motivações a partir de múltiplos pontos de vista, seja político, pessoal ou informativo.

 

Durante a mentoria, serão analisados trabalhos de autores e autoras de referência na área da fotografia documental, enriquecendo a discussão, o conhecimento e o planeamento do projeto pessoal que será desenvolvido no Master em Fotografia Artística.

 

Mentoria II. 30 h.

Com diferentes metodologias multidisciplinares, mergulharemos na exploração da identidade individual de cada formando/a para construir um discurso criativo focado nos objetivos individuais.

 

Questões identitárias, políticas, estéticas, históricas ou até de arquivo ou vernaculares, entre outras, têm sido as temáticas centrais de alguns projetos que desenvolveram os e as artistas que frequentaram o Master em Fotografia Artística e que marcam presença nas programações dos espaços expositivos do contexto nacional e internacional.

 

Nesta Unidade Curricular são analisados diferentes artistas, nomes de referência que têm em comum o uso da fotografia na sua prática, isto irá contribuir para a discussão, conhecimento e planeamento do projeto pessoal que realizarás durante o Master em Fotografia Artística.

 

MAG. 6 h.

Master Artistic Guidance.

É o primeiro momento marcante do Master em Fotografia Artística. Concentrado numa jornada intensiva de convívio e partilha, realizamos as apresentações das ideias e dos projetos aos e às formadoras deste primeiro ciclo que terão a missão de oferecer uma consultoria multidisciplinar que sirva de guia e revisão do estado dos projetos.

 

Mentoria III. 27 h.

Explorar projetos que transcendem as práticas fotográficas convencionais, refletindo as mais recentes evoluções tanto no plano técnico quanto no conceptual. Esta Unidade Curricular é dedicada ao aprofundamento da conceptualização e do pensamento crítico, permitindo aos e às participantes desenvolver uma perspectiva mais ampla e inovadora sobre as práticas artísticas atuais.

 

Nesta fase, a ênfase é colocada na análise crítica e na capacidade de questionar e expandir os limites do meio fotográfico. Através de um diálogo contínuo e crítico, procura-se a o incentivo a formular e refinar as visões artísticas, resultando em projetos que não apenas demonstram habilidade técnica, mas também profundidade conceptual e relevância cultural.

 

Enquanto exploramos a crítica individual através da análise contínua e em grupo dos trabalhos dos e das formandas, fazemos um acompanhamento individualizado, tendo em conta as idiossincrasias particulares, trabalhamos desde o conceito ao planeamento, até à execução.

 

Pós-produção. 18 h.

Esta Unidade Curricular proporciona uma visão abrangente sobre todos os aspectos essenciais da pós-produção de imagens. O Master em Fotografia Artística é projetado para atender às necessidades criativas, construtivas, visuais e gramaticais de cada projeto, com o objetivo de melhorar o workflow e otimizar as fotografias ou outras obras que compõem o projeto, com técnicas avançadas de tratamento de imagem, colorimetria, digitalização, impressão e gestão de cor, utilizando softwares especializados e recursos de inteligência artificial para atender a cada necessidade específica.

 

Serão abordadas soluções técnicas e criativas sobre o processo de pós-produção para melhorar cada uma das tuas imagens ou para fazer o tratamento do projeto na globalidade para que o teu trabalho seja mais coeso.

 

Fotolivro. 27 h.

Nesta Unidade Curricular abordamos todos os aspetos necessários para converter o teu projeto em uma publicação. Encontrar o formato ideal, escolher os melhores suportes, e debruçar-se na edição e design de uma forma singular e original, com especial ênfase na individualidade. Todas as decisões tomadas estão encaminhadas a alcançar o melhor resultado possível e a realçar o teu projeto.

 

O fotolivro necessita combinar discurso, fotografias, design e materiais ou suportes para oferecer um resultado completo e exclusivo que potencie os projetos pessoais. Tudo isto converte o livro em uma obra em si própria na que as imagens interagem com a parte física e a concepção do livro, formando uma única entidade.

 

Ao finalizar a disciplina, produzes uma maqueta terminada do teu projeto, pronta para a sua divulgação.

 

Curadoria. 30 h.

Cada exposição requer uma reflexão que envolve obra, artista, curador e espectador, e que implica gerar uma conceptualização que traslade o discurso que queremos, desenhar a experiência expositiva e como será apresentada ao público.

 

Conhecer os desafios que a exposição nos coloca e conseguir optimizar as suas possibilidades retóricas e visuais é uma tarefa fundamental para completar idealmente a formalização de um projeto artístico, quer tenha sido concebido em termos expositivos, quer seja a exposição uma forma mais de divulgação do trabalho.

 

Ao finalizar terás um desenho expositivo adaptável a diferentes espaços arquitectónicos e um discurso capaz de gerar uma experiência expositiva adequada ao(s) público(s).

 

Seminários. 12 h.

Criamos uma programação direcionada em exclusivo aos e às formandas do Master em Fotografia Artística, dividida em 4 momentos que se estruturam em formato masterclass, palestra, leitura de portfólio ou visita interativa fora das instalações do IPCI.

 

Os seminários visam promover pontes de networking entre os e as formandas e os agentes da área da fotografia e da arte. Este ano a organização dos seminários obedece a seguinte organização formal: 3 seminários a cargo da Mentoria I, II e III, sendo o 4 seminário organizado pelo IPCI. Os convidados para cada seminário seguem um critério de convite, que visa não só a valorização de rede de contactos do Master, mas também a adequação às áreas de interesse de cada turma.

 

Alem disso, o IPCI tem uma programação cultural e artística consolidada que se desenvolve num ciclo anual de eventos e uma programação expositiva estável que é feita em colaboração com a direção dos cursos consoante as necessidades e oportunidades detectadas nas salas de aulas.

 

MSC. 6 h.

Master Showcase.

O segundo momento marcante tem o intuito de ser o espaço para apresentação dos projetos. Com um desenho semelhante ao do MAG (Master Artistic Guidance), o IPCI programa um dia intensivo de convívio e partilha em presença dos e das formadoras do segundo ciclo do Master em Fotografia Artística.

 

O MSC (Master Showcase) é o espaço onde já se concebe o projeto como finalizado na parte estritamente fotográfica, prontos para passar às fases de transformação em exposição e fotolivro. Nesta jornada os e as professoras aportam possíveis caminhos para cada um dos projetos nos âmbitos profissionais desde a perspectiva e a área na qual trabalham, que te ajudam a alcançar uma rápida visibilidade do teu projeto seja no circuito expositivo, editorial, institucional, comercial ou qualquer outro.

Equipa

O Master em Fotografia Artística, dirigido por Vítor Nieves, oferece uma formação integral, inclusiva e transversal a cargo de artistas e agentes culturais no ativo que, além de terem uma verdadeira vocação para a docência, são nomes de destaque e reconhecimento além fronteiras, demonstrável com os seus respectivos currículos.

 

 

 

Pensamento Crítico—MANUEL SANTOS MAIA
Metodologia e Investigação—VERA CARMO
Mentoria I—LARA JACINTO
Mentoria II—TITO MOURAZ
Mentoria III—INÊS MOURA
Pós-produção—ANDRÉ RODRIGUES
Curadoria—VÍTOR NIEVES
Fotolivro—

O programa inclui Seminários, encontros com fotógrafos e fotógrafas, curadores e curadoras, galeristas e artistas nacionais e estrangeiros de reconhecido prestígio. E ainda visitas a galerias e museus, coleções, arquivos, e festivais.

 

Em edições anteriores do Master em Fotografia Artística tivemos Seminários com: Brian Griffin, Celine Marchbank, Alexandre Delmar, Augusto Brázio, Pauliana Valente Pimentel, Carlos Lobo, Lucília Monteiro, José Manuel Rodrigues, Valter Vinagre, Violeta Moura, Felipe Romero Beltrán, Gloria Oyarzábal, José Luis Carrillo, Ana Matos, Carlos Fontes, Rui Prata, Estefânia R. de Almeida e Pablo Berastegui, entre outros.

Calendário

 

Início: 19 de outubro de 2024
Fim: 8 de novembro de 2025

 

Horário: Sábado das 10:00h às 13:00h e das 14:30h às 17:30h

 

(Paragens letivas: Natal, Páscoa, feriados nacionais e municipais, verão (de 20 julho a 08 de setembro 2025)

Admissão

Para antigos alunos e alunas do Curso Profissional de Fotografia do IPCI

  • Acesso direto desde que tenha concluído o curso.

 

Para pessoas com formação profissional ou superior

(Compreende cursos profissionais e/ou especializados com carga horária superior a 350 horas; ou licenciados em: belas artes, artes plásticas, multimédia, fotografia)

  • Idade igual ou superior a 18 anos.
  • Certificado de habilitações.
  • Portfólio.
  • Carta de motivação.

 

Para artistas e/ou fotógrafas(os) sem formação académica comprovada

  • Idade igual ou superior a 18 anos.
  • Certificado de habilitações.
  • Portfólio.
  • Carta de motivação.
  • Entrevista de acesso.
  • Pagamento de taxa de admissão, no valor de 60€, o valor da taxa de admissão em caso de aprovação da inscrição será descontado no valor final do curso.

 

Para antigos alunos e alunas do IPCI

  • Certificado de habilitações.
  • Portfólio.
  • Carta de motivação.
  • Entrevista de acesso.
  • Isento do pagamento da taxa de admissão.

Valor

 

Preço: 2870€ 

Modalidades de pagamento:

 

Pagamento a pronto:

2442€

Desconto: 430€

(promoção válida só até 30 de junho de 2024).

 

Pagamento em mensalidades:

19x 129€

Mensalidades de maio 2024 a novembro 2025.

Desconto: 430€

(promoção válida até 30 de maio).

Certificado

O IPCI é uma entidade formadora acreditada pela DGERT.

No final do curso, os formandos têm direito a um certificado de formação profissional, onde são avaliados segundo um critério quantitativo numa escala de 1 a 20 valores.

 

A obtenção do certificado com aproveitamento obriga a uma participação igual ou superior a 70% da carga horária do curso.

+info

EQUIPAMENTO FORNECIDO PELA ESCOLA

  • Workstation para processamento avançado de fotografia e vídeo.
  • Impressora Profissional Epson A2.
  • Scanner de opacos e transparência Epson.
  • Estúdio de fotografia e vídeo equipado com sistemas de iluminação de flash e luz contínua profissional e flashs portáteis. Diferentes tipos de soft box, palas, favos, fresnel, refletores, difusores, filtros de correção.
  • Equipamento de captação áudio, composto por: gravadores externos Tascam, microfones de lapela, shotgun e microfones de câmera da marca Rode e Sennheiser Perche e auscultadores de munição Shure e Roland; Colunas Monitor áudio para edição e tratamento de som.
  • Tripés de vídeo e estabilizador electrónico DJI.
    Tripés de fotografia Manfrotto.
  • Câmaras de grande formato SINAR P2.
  • Laboratório fotográfico.

 

EQUIPAMENTO DO FORMANDO(A)

  • Equipamento técnico e consumíveis de acordo com a tipologia do projeto a desenvolver.
  • Computador portátil com os aplicativos necessários para o projeto a desenvolver.

 

ESPAÇOS DE TRABALHO

Todos os alunos e alunas que frequentam o Master em Fotografia Artística têm ao seu dispor, para utilização livre, os espaços de trabalho e recursos técnicos do IPCI, no desenvolvimento dos seus projetos fotográficos académicos e/ou pessoais e profissionais.

Estes recursos estão disponíveis não só ao longo do curso, mas também após o término da formação, de forma a podermos apoiar a inserção na vida ativa dos nossos alunos e alunas.

 

CONDIÇÕES GERAIS

Pré-requisitos

UNDER CONTRUCTION

 

Turmas de 10 a 15 formandos(as).
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições.
A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
A inscrição é válida após a liquidação do valor da inscrição ou o pagamento da primeira mensalidade.
O horário aplicado pode ser alterado excecionalmente por razões de adequação técnico-pedagógica, podendo ser marcadas aulas fora do horário estabelecido.
A informação apresentada não dispensa a consulta do regulamento interno e dos nossos serviços de atendimento, que o podem auxiliar em todas as questões técnicas e pedagógicas.
Caso não seja possível a abertura da turma proposta, será apresentado ao formando/a uma possibilidade alternativa de horário. Caso o formando ou formanda não possa frequentar o curso no horário alternativo que foi apresentado, o IPCI efetua a devolução integral dos valores pagos no prazo máximo de 30 dias.
É possível o congelamento da inscrição mediante motivo devidamente comprovado e documento que ateste a veracidade do pedido. A reintegração no curso, apenas possível no ano letivo seguinte, está sujeita à disponibilidade de vaga e horário por parte do IPCI.

Em caso de desistência é obrigatório a comunicação escrita da sua desistência, esta comunicação deverá ser feita através do e-mail  da secretaria.
O formando/a fica sujeito ao pagamento de uma taxa no valor de 30% do valor em dívida para conclusão do processo. O não pagamento desta taxa está sujeito a uma ação de cobrança coerciva do valor total em dívida.

O acesso ao curso obriga a aceitação dos termos dispostos nos seguintes documentos: Condições gerais, Contrato de Formação e Regulamento Interno.

 

O pagamento em mensalidades, permite ao formando beneficiar de deduções fiscais com despesas de educação nos anos 2024 e 2025.

TWITTER

🚨CANDIDATURAS ABERTAS!
Um programa de estudos destinado a fotógrafos/as e artistas que queiram desenvolver um projeto artístico desde a ideia e a produção, até à exposição ou o fotolivro.
Já te podes candidatar ao Master em Fotografia Artística 👉  https://ipci.pt/cursos/master-em-fotografia-artistica/

Carregue mais
YOUTUBE
FACEBOOK
TIKTOK
TEXTOS LEGAIS
Junta-te a Nós

Pedir informações

    Open chat
    Olá 👋
    Podemos ajuda-lo?