Galeria
O Curso Profissional de Fotografia visa a formação e capacitação com autonomia de fotógrafos e fotógrafas profissionais, com elevado domínio técnico e conhecimento das novas tecnologias. Este curso apresenta uma abordagem multidisciplinar, onde são propostos projetos de modo a fazer o cruzamento entre as competências técnicas e um discurso criativo diferenciador.
Um ensino prático e de proximidade!
Um ano preenchido de múltiplas experiências:
O Curso Profissional de Fotografia, oferece-te a oportunidade de explorar 14 áreas de formação que vão permitir aplicar os conhecimentos adquiridos de forma prática, profissional e autónoma. Não é apenas um curso, é uma experiência interpessoal no mundo das artes visuais e da formação profissional com foco na excelência. A nossa equipa de formação é composta por elementos, que nutrem um enorme prazer na partilha de informação, vivem o dia-a-dia de cada ideia e, acima de tudo, são profissionais de elevado reconhecimento e experiência profissional nas áreas que lecionam.
(Mensalidades de outubro 2024 a novembro 2025)
Campanha válida até 19 de outubro de 2024
Desconto: 582€
*Os valores apresentados são isentos de IVA ao abrigo do - Regime de isenção (art.9 nº11)
Escolha pagamento |
14 MENSALIDADES, PRONTO PAGAMENTO |
---|---|
Horário |
Manhã, Fim de semana |
O IPCI é, atualmente, uma escola com um grande reconhecimento nacional e internacional, quer pelos seus excelentes resultados no que toca ao êxito pessoais dos seus formandos, quer na conquista de prémios, na participação em exposições e no sucesso comprovado no mercado de trabalho.
O IPCI disponibiliza os seus espaços e equipamentos como medida de apoio à progressão profissional dos formandos e formandas que tenham concluído o Curso Profissional de Fotografia.
As turmas do Curso Profissional de Fotografia caracterizam-se, ainda, pela sua dimensão. No IPCI apostamos em turmas reduzidas para garantir um acompanhamento personalizado, de forma a que o formando(a) possa ter tempo de trabalho individual com cada formador ou formadora.
Disciplina fundamental para a compreensão do funcionamento dos equipamentos fotográficos, bem como dos assuntos relacionados com os efeitos visuais que podem ser produzidos a partir da correta utilização da técnica.
A fotografia. O processo de formação da imagem, a evolução tecnológica da fotografia: de Niepce até ao digital. Suportes de registo fotográfico: película e digital. Formatos de imagem: APS, 35mm, Médio Formato, Grande Formato, Formatos Digitais.
Luz e cor. Síntese aditiva e subtrativa, tipos de iluminação (natural e artificial), balanceamento de brancos e ISO.
A câmara fotográfica. Configurações básicas de uma câmara fotográfica digital, seletor de modos, comandos de obturador, diafragma e ISO. Cuidados a ter com o equipamento. Noções essenciais de manutenção.
Objetivas. Distâncias focais, tipo de objetiva (zoom, fixa…), aberturas relativas: escala de diafragma e controlo da profundidade de campo.
Tempos de exposição. Escala de tempos de exposição, congelamento, arrastamento e panning.
Controlo de exposição. Medição de luz, tipos de medição de luz: matricial, pontual ponderada ao centro. Acessórios para medição de luz.
Acessórios fotográficos. Tripé, filtros (criativos, correção, ND e polarizador). Disparador. APP de controlo remoto da câmara fotográfica.
O contacto com estas práticas e processos fotográficos permitem adquirir competências essenciais para a utilização da fotografia analógica e compreender o funcionamento de um laboratório a preto e branco.
Materiais fotossensíveis. Filme e papel.
Características dos filmes fotográficos. Cor ou preto e branco, sensibilidade ISO.
Utilização de câmaras analógicas (disponibilizadas pela escola).
Revelação de película.
Uso de ampliador. Ampliação e prova por contato.
Conhecer a fotografia numa perspetiva histórica, desde as suas origens até à contemporaneidade. Com uma dupla abordagem, abrangendo não só os avanços técnicos, mas também o desenvolvimento conceptual através dos marcos históricos: as inovações tecnológicas e os movimentos artísticos que moldaram a fotografia ao longo dos seus dois séculos.
Origens da Fotografia. Daguerreótipo, calótipo e os primeiros processos fotográficos.
Avanços Tecnológicos. Da película ao digital, câmaras e técnicas que transformaram a fotografia.
Movimentos Artísticos. Percurso pelos diferentes movimentos, géneros e escolas. Leitura perspetivada de diferentes referências e análises das obras.
Ícones da Fotografia. Vida e obra de fotógrafos e fotógrafas que marcaram a história.
Fotografia e Sociedade. Impacto cultural, social e político da fotografia.
Tendências Contemporâneas. A fotografia depois das diferentes democratizações, a arte e a pós-fotografia.
A disciplina de Composição Fotográfica foca-se no estudo e aplicação dos elementos visuais que contribuem para a criação de imagens harmoniosas e expressivas. Através desta disciplina, são exploradas técnicas para melhorar a estética e o impacto visual das suas fotografias, aprendendo a captar a atenção do espectador e a transmitir emoções e mensagens de forma eficaz.
Princípios básicos da composição. Perspectiva áurea e a regra dos terços, linhas guia, simetria.
Uso do espaço. Espaço negativo, enquadramento, preenchimento da moldura.
Luz e sombra. Como a luz afeta a composição, uso de contraste.
Cor na composição. Teoria da cor, balanço de brancos, saturação.
Perspetiva e profundidade. Técnicas para adicionar profundidade à imagem, ponto de fuga.
Literacia visual. Leis de perceção, métodos de leitura das imagens, gramáticas visuais e interpretação de elementos visuais.
Análise de obras. Estudo de composições em trabalhos fotográficos de referências históricas.
Prática de campo. Exercícios práticos para aplicação dos conceitos teóricos.
Ao longo desta disciplina irá adquirir competências essenciais para o entendimento e aplicação dos fundamentos básicos de gestão de um arquivo fotográfico, soluções de impressão e processos para o tratamento, edição fotográfica e gestão de cor.
Introdução aos aplicativos Adobe. Photoshop e Lightroom
Formatos de gravação de imagem. RAW, TIF, JPEG, DNG, entre outros.
Gestão do arquivo digital e sistemas de backup. Classificação e catalogação de ficheiros.
Processamento de ficheiros em formato RAW.
Ferramentas de ajuste e retoque de imagem. Brilho, contraste, cor, saturação e nitidez.
Impressão fotográfica. Frontier, jato de tinta, laser, sublimação térmica.
Ferramentas de seleção e trabalho por camadas.
Gestão de cor. Espaços e perfis de cor.
Dominar os fundamentos e técnicas avançadas de edição e tratamento de imagens é fundamental para trabalhar profissionalmente. Além de ajustes estruturais, irá adquirir capacidades para a utilização de ferramentas de software líderes de mercado, refinando assim a qualidade visual das fotografias, enfatizando a importância do detalhe, da cor, e da textura.
Ajustes estruturais da imagem. Exploração dos ajustes de exposição, contraste, brilho, saturação e nitidez para maximizar o impacto visual.
Trabalho com camadas (layers). Técnicas de organização, edição não destrutiva, e manipulação de camadas para ajustes complexos e composições.
Máscaras de seleção e camadas de ajuste. Uso avançado de máscaras para seleções precisas e aplicação de efeitos localizados, melhorando a eficiência no fluxo de trabalho.
Retoque de Imagens. Técnicas detalhadas de retoque, incluindo remoção de imperfeições, suavização de pele, e restauração de imagens antigas.
Digitalização e preparação de imagens. Melhores práticas para digitalizar obras físicas e negativos e otimização de imagens para impressão ou publicação digital.
Técnicas avançadas de tratamento e manipulação da imagem. Abordagem criativa de manipulação de imagem, incluindo fusão de imagens, criação de composições complexas e efeitos especiais.
Fluxo de trabalho e organização. Estratégias para um fluxo de trabalho eficiente desde a importação até a exportação de imagens, incluindo organização de arquivos e uso de bibliotecas.
O que é um projeto fotográfico? Como se desenvolve uma ideia e como se calcula o tempo de produção de um trabalho é o leitmotiv desta disciplina. Estes e outros aspetos são abordados em Metodologia de Projeto, que irá colocar diferentes propostas de trabalho em cima da mesa, de forma a consciencializar os e as fotógrafas para a complexidade da execução das suas ideias.
Fundamentos de um projeto fotográfico.
Enquadramento formal de uma ideia.
Cronogramas de execução.
Recursos e orçamentação.
Planeamento de uma sessão e/ou projeto fotográfico.
Apoios à criação artística.
Esta disciplina tem como principal objetivo a capacitação técnica para o domínio da luz artificial e natural, bem como dar a conhecer os equipamentos de estúdio e a sua aplicação prática.
O estúdio. Caracterização do espaço de trabalho em estúdio, modeladores de iluminação, tripés de câmara e suportes de iluminação.
Técnicas de iluminação. Desenho de luz, sincronização de flash, light painting.
Aplicação prática de técnicas de iluminação. Retrato, produto, comida, ambiente.
Captura remota. Câmara-computador, controlo da câmara a partir de APP.
Introdução às ferramentas essenciais, técnicas de edição e exploração dos fundamentos da IA e a sua aplicação prática em projetos de edição de imagem. Aprender a usar a IA para automatizar tarefas, aprimorar a qualidade das imagens, e abrir novos horizontes criativos, transformando completamente o processo de edição.
Softwares de Inteligência Artificial. Visão geral das interfaces e ferramentas essenciais. Noções básicas de edição e manipulação de imagens. Ajustes avançados.
Fundamentos da Inteligência Artificial. Introdução aos conceitos básicos de IA. Visão geral de como a IA é aplicada no workflow digital.
Técnicas de edição assistidas por Inteligência Artificial. Utilização de ferramentas de IA para automação de tarefas e demonstração prática.
O fotojornalismo é uma área fascinante pelo que representa do ponto de vista social, cultural e na preservação de uma memória coletiva. No decorrer desta disciplina, os formandos e formandas são confrontados/as com o imediatismo da notícia e o pensamento de um projeto, tendo que gerir estes dois cenários desafiando as suas capacidades técnicas e criativas.
Fotojornalismo. Código deontológico do jornalismo, referências visuais.
Organização do setor. Fotógrafo freelancer, agências, imprensa local, nacional e internacional.
Spot news. Desporto, cultura, política…
Fotografia Documental. Projetos a longo prazo.
O projeto fotográfico promove um formato de trabalho interdisciplinar onde se cruzam diferentes géneros fotográficos e visa aprofundar temáticas do interesse particular de cada participante.
Definição do projeto.
Análise do processo de trabalho.
Edição e planificação do formato de apresentação.
O universo profissional da moda e da publicidade caracteriza-se por uma dinâmica de trabalho em equipa multidisciplinar que, em conjunto, dá corpo e forma a uma estratégia de marca visando o posicionamento de um produto ou serviço junto dos consumidores.
Fotografia de Moda e Publicidade. Referências visuais, mood board, briefing, planeamento.
Mercado. Tecido empresarial local, agências, publicações.
Orçamentação. Mapa de trabalho, cálculo financeiro, apresentação de proposta.
Esta disciplina é projetada para fornecer conhecimentos fundamentais de design gráfico, permitindo a criação de portfólios e a apresentação eficaz do trabalho fotográfico, tanto em formatos impressos quanto digitais. Com foco na intersecção entre fotografia e design gráfico, adquirindo habilidades para comunicar visualmente com as imagens.
Introdução ao design gráfico. Conceitos básicos e a importância do design na fotografia.
Softwares de design. Aprendizagem e prática com ferramentas líderes de mercado para design gráfico.
Criação de Portfólios. Técnicas de paginação e design para montagem de portfólios, magazines, capas e/ou livros.
Apresentação do trabalho fotográfico. Estratégias para uma apresentação visual eficaz, seja impressa ou digital.
Formatos e exportações. Conhecimento sobre diferentes formatos de arquivos e melhores práticas para exportação.
Princípios de tipografia. Conceitos básicos de tipografia, escolha de fontes e integração com elementos visuais.
Iconografia e cor. Uso de ícones e a psicologia das cores no design gráfico através de exemplos de imagens corporativas.
Projetos práticos. Aplicação prática dos conceitos aprendidos em projetos reais.
O vídeo é um complemento à formação em fotografia que vai dotar as pessoas de conhecimentos estruturais para a elaboração de vídeos promocionais com foco no processo de storytelling.
Captação vídeo. Formatos de gravação, configuração do modo vídeo, escala de planos, tripé e estabilizador de imagem, gravação áudio.
Edição vídeo. Introdução ao DaVinci Resolve, organização de ficheiros e timeline, ritmos de montagem e storytelling.
O Curso Profissional de Fotografia adota uma metodologia de ensino inovadora e prática, projetada para o máximo proveito da experiência. O nosso método foca-se em uma abordagem interativa e aplicada, que enfatiza a experimentação, a aplicação prática de conhecimentos e a colaboração.
• Aprendizagem baseada na prática: trabalhar em vídeos que incorporam as técnicas e ferramentas aprendidas.
• Sessões hands-on: demonstrações ao vivo, exercícios práticos e a oportunidade de aplicar novas técnicas em tempo real.
• Feedback construtivo: uma parte fundamental da nossa metodologia é o feedback regular e construtivo do formador e a análise personalizada dos trabalhos, essencial para o desenvolvimento técnico e criativo.
• Recursos complementares: para complementar as sessões, fornecemos uma gama de recursos online, leituras recomendadas e exemplos de projetos e material técnico complementar.
• Ambiente colaborativo: incentivamos um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde os e as participantes podem partilhar ideias, solucionar problemas em conjunto e inspirar-se mutuamente.
• Atualização contínua: a fotografia está em constante evolução, e este curso reflete isso, mantendo o conteúdo atualizado com as últimas tendências e desenvolvimentos.
Abertura do ano letivo 24-25 é no dia 19 de outubro às 15h00.
(Evento presencial nas instalações do IPCI com todas as turmas anuais)
Horários:
O Curso Profissional de Fotografia, funciona em regime presencial e pode ser frequentado em 3 horários distintos: manhã, tarde ou fim de semana.
No momento da sua inscrição deve indicar-nos qual é o horário pretendido, por questões pedagógicas, não possível alternar entre horários.
Início: 19 de outubro de 2024
Fim: 7 de novembro de 2025
Horário: aulas de terça-feira a sexta-feira, das 10h00 às 13h00.
Início: 19 de outubro de 2024
Fim: 7 de novembro de 2025
Horário: aulas de terça-feira a sexta-feira, das 15h00 às 18h00.
Início: 19 de outubro de 2024
Fim: 29 de novembro de 2025
Horário: aulas á sexta-feira, das 19h00 às 23h00 e sábado das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.
O IPCI é uma entidade formadora acreditada pela DGERT.
No final do curso, os formandos têm direito a um certificado de formação, onde são avaliados segundo o critério com ou sem aproveitamento.
A obtenção do certificado com aproveitamento obriga a uma participação igual ou superior a 70% da carga horária do curso.
Este curso não contempla o acesso a programas de estágio, nem de tutoria profissional após o término do curso.
Todos os alunos que frequentam o Curso Profissional de Fotografia têm ao seu dispor, para utilização livre, os espaços de trabalho e recursos técnicos do IPCI, no desenvolvimento dos seus projetos fotográficos académicos e/ou pessoais e profissionais.
Estes recursos estão disponíveis não só ao longo do curso, mas também após o término da formação, de forma a podermos apoiar a inserção na vida ativa dos nossos alunos e alunas.
Pré-requisitos
Idade: a partir dos 18 anos. (Ensino básico completo, 9º ano).
Turmas de 10 a 16 formandos(as).
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições.
A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
A inscrição é válida após a liquidação do valor da inscrição ou o pagamento da primeira mensalidade.
O horário aplicado pode ser alterado excecionalmente por razões de adequação técnico-pedagógica, podendo ser marcadas aulas fora do horário estabelecido.
A informação apresentada não dispensa a consulta do regulamento interno e dos nossos serviços de atendimento, que o podem auxiliar em todas as questões técnicas e pedagógicas.
Caso não seja possível a abertura da turma proposta, será apresentado ao formando/a uma possibilidade alternativa de horário. Caso o formando oiu formanda não possa frequentar o curso no horário alternativo que foi apresentado, o IPCI efetua a devolução integral dos valores pagos no prazo máximo de 30 dias.
É possível o congelamento da inscrição mediante motivo devidamente comprovado e documento que ateste a veracidade do pedido. A reintegração no curso, apenas possível no ano letivo seguinte, está sujeita à disponibilidade de vaga e horário por parte do IPCI.
Em caso de desistência é obrigatório a comunicação escrita da sua desistência, esta comunicação deverá ser feita através do e-mail da secretaria.
O formando/a fica sujeito ao pagamento de uma taxa no valor de 30% do valor em dívida para conclusão do processo. O não pagamento desta taxa está sujeito a uma ação de cobrança coerciva do valor total em dívida.
O acesso ao curso obriga a aceitação dos termos dispostos nos seguintes documentos: Condições gerais, Contrato de Formação e Regulamento Interno.
O pagamento em mensalidades, permite ao formando beneficiar de deduções fiscais com despesas de educação nos anos 2024 e 2025.