Galeria






















O Curso Profissional de Gestão Cultural e Turística, visa a formação de profissionais, capazes de aliarem a cultura a uma estratégia de valorização e promoção territorial .
Neste curso, são trabalhadas ferramentas de planeamento, produção e análise, que visam a otimização de recursos territoriais, financeiros e humanos, garantindo desta maneira uma formação especializada em gestão aplicada à cultura a á sua interligação com o potencial turístico.
Ao longo da formação vais ter contacto com um programa multidisciplinar que vai abordar 6 áreas de formação com foco, não só nos instrumentos essenciais à gestão de um projeto cultural e turístico, mas também vais adquirir competências no campo de cruzamentos disciplinares com arte digital, estratégias de programação e mediação cultural.
Este curso, desafia-te a explorar as potencialidades de um setor de atividade que está em grande transformação devido ao seu crescimento, e leva-te também a criares uma rede de networking entre os diferentes agentes de formação.
O IPCI é uma entidade formadora acreditada pela DGERT.
No final do curso, os formandos têm direito a um certificado de formação profissional.
A obtenção do certificado com aproveitamento obriga a uma participação igual ou superior a 70% da carga horária do curso.
Desconto: 150€
Campanha válida até 30 de novembro de 2025
Desconto: 50€
Mensalidades de novembro 2025 a julho 2026
Campanha válida até 30 de novembro de 2025
*Os valores apresentados são isentos de IVA ao abrigo do - Regime de isenção (art.9 nº11)





















| Escolha pagamento | 9 MENSALIDADES, PRONTO PAGAMENTO |
|---|
Saídas profissionais
Público-alvo
GESTÃO CULTURAL (21 horas)
* Fundamentos da gestão cultural e turística
* Modelos de gestão: público, privado, associativo
* Planeamento estratégico: análise SWOT e PEST
* Mapas de produção e cronogramas
* Tendências nos sectores cultural e turístico
DESENHO DE PROJETO (30 horas)
* Tipologias de eventos culturais e turísticos
* Planeamento técnico e logístico de acordo com a propostas de produção
* Licenciamentos e regulamentação de segurança
* Coordenação de mapas de produção
* Gestão de equipas multidisciplinares
DIREÇÃO TÉCNICA (15 horas)
* Interpretação de riders técnicos
* Articulação de diferentes etapas de trabalho entre equipa de produção, artística e técnica
* Identificação de recursos disponíveis e necessidades complementares
* Sistemas de luz; som e vídeo
MEDIAÇÃO CULTURAL (15 horas)
* Conceitos e práticas de mediação cultural
* Caracterização de públicos
* Participação comunitária e co-criação
* Acessibilidade e inclusão
INOVAÇÃO E CULTURA DIGITAL (15 horas)
* Plataformas digitais e experiências imersivas
* Novos formatos de criação e fruição cultural
* Novos formatos: NFTs, aplicações e ambientes digitais
* Inteligência artificial e análise de dados
PROGRAMAÇÃO CULTURAL (21 horas)
* Políticas culturais e turísticas em Portugal Plano nacional das artes
* Estratégias de programação e captação de públicos
* Gestão de factores externos (económicos, sociais, políticos)
O Curso Profissional de Gestão Cultural e Turística adota uma metodologia de ensino inovadora e prática, projetada para o máximo proveito da experiência. O nosso método foca-se em uma abordagem interativa e aplicada, que enfatiza a experimentação, a aplicação prática de conhecimentos e a colaboração.
• Aprendizagem baseada na prática: trabalhar em vídeos que incorporam as técnicas e ferramentas aprendidas.
• Sessões hands-on: demonstrações ao vivo, exercícios práticos e a oportunidade de aplicar novas técnicas em tempo real.
• Feedback construtivo: uma parte fundamental da nossa metodologia é o feedback regular e construtivo do formador e a análise personalizada dos trabalhos, essencial para o desenvolvimento técnico e criativo.
• Recursos complementares: para complementar as sessões, fornecemos uma gama de recursos online, leituras recomendadas e exemplos de projetos e material técnico complementar.
• Ambiente colaborativo: incentivamos um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde os e as participantes podem partilhar ideias, solucionar problemas em conjunto e inspirar-se mutuamente.
• Atualização contínua: a área da cultura e do turismo está em constante evolução, e este curso reflete isso, mantendo o conteúdo atualizado com as últimas tendências e desenvolvimentos.
Início: 17 de Fevereiro 2026
Fim: 31 de Julho 2026
Horário:
Aulas à segunda e quinta-feira das 19:30h às 22:30h .
O IPCI é uma entidade formadora acreditada pela DGERT.
No final do curso, os formandos têm direito a um certificado de formação, onde são avaliados segundo o critério com ou sem aproveitamento.
A obtenção do certificado com aproveitamento obriga a uma participação igual ou superior a 70% da carga horária do curso.
Este curso não contempla o acesso a programas de estágio, nem de tutoria profissional após o término do curso.
Computador portátil com acesso web e webcam com microfone
Microsoft office Word, Excel e Powerpoint ou aplicativos similiares que permitam a criação de texto, folha de cálculo e criação de apresentações
Nota: caso não disponha de algum destes equipamentos mencionados, deverá contactar o IPCI para obtenção de um esclarecimento técnico antes de efetuar a sua inscrição.
A equipa docente em contexto de sala de aula apresentam a bibliografia recomendada, para que os e as formandas possam ter guias de estudo complementares.
A entrega das apresentações utilizadas em aula não é obrigatória e encontra-se protegida pelo direito de propriedade intelectual, sendo da exclusiva responsabilidade do formador(a) disponibilizar ou não esse conteúdo, que é da autoria individual do formador(a).
A entrega de textos complementares ou outros documentos é feita por via digital pelos serviços administrativos do IPCI, sempre que aplicável.
Pré-requisitos
Idade: a partir dos 18 anos. (Ensino Básico completo, 9º ano).
Conhecimentos de informática na ótica do utilizador
Turmas de 10 a 16 formandos(as).
A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições.
A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
A inscrição é válida após a liquidação do valor da inscrição ou o pagamento da primeira mensalidade.
O horário aplicado pode ser alterado excecionalmente por razões de adequação técnico-pedagógica, podendo ser marcadas aulas fora do horário estabelecido.
A informação apresentada não dispensa a consulta do regulamento interno e dos nossos serviços de atendimento, que o podem auxiliar em todas as questões técnicas e pedagógicas.
Caso não seja possível a abertura da turma proposta, será apresentado ao formando/a uma possibilidade alternativa de horário. Caso o formando ou formanda não possa frequentar o curso no horário alternativo que foi apresentado, o IPCI efetua a devolução integral dos valores pagos no prazo máximo de 30 dias.
É possível o congelamento da inscrição mediante motivo devidamente comprovado e documento que ateste a veracidade do pedido, o congelamento da frequência obriga ao pagamento do curso de acordo com a modalidade de pagamento acordada na inscrição.
A reintegração no curso, apenas possível no ano letivo seguinte, está sujeita à disponibilidade de vaga e horário proposto pelo IPCI.
Em caso de desistência, é obrigatório a comunicação escrita da sua desistência, esta comunicação deverá ser feita através do e-mail da secretaria.
O formando/a fica sujeito ao pagamento de 30% do valor em dívida para conclusão do processo. O não pagamento deste valor bloqueia o acesso a documentos que atestem a frequência do curso bem como o acesso a processos de avaliação.
O acesso ao curso obriga a aceitação dos termos dispostos nos seguintes documentos: Condições gerais, Contrato de Formação e Regulamento Interno.

