Vítor Nieves

Diretor Pedagógico

Diretor Pedagógico

É cofundador e coordenador do Prémio Galiza de Fotografia Contemporânea, do qual faz a curadoria e a produção, e diretor artístico da Associação Outono Fotográfico (Galiza).

Foi o curador de mais de 100 exposições. Fez curadorias para festivais de fotografia como Encontros da Imagem, o Imago Lisboa, o Mês da Imagem do Porto e o f/est Amarante (Portugal), Photoalicante, Fòrum Fotogràfic Can Basté e Emotiva (Espanha) ou o Paraty em Foco e os Encontros de Agosto (Brasil).

Comissariou exposições para galerias como a Adorna (Porto), Salgadeiras (Lisboa), Marisa Marimón (Galiza) ou Dosmilvacas (Espanha), em centros públicos como o Museu Municipal de Ourense, o Centro Cultural Marcos Valcárcel, o Pazo da Cultura ou o Museu Provincial de Lugo na Galiza; o Museu da Imagem, o Centro Português de Fotografia e a Sociedade Nacional de Belas Artes (Lisboa) ou o Museu da Indústria em Fortaleza (Brasil), além das exposições que organiza anualmente nas sedes de Afundación em todas as cidades galegas.

É diretor pedagógico do Instituto de Produção Cultural e Imagem (IPCI), onde é professor de Curadoria no Master em Fotografía Artística. É professor convidado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e na ESMAD (Escola Superior de Media Artes e Design, do Politécnico do Porto). Também leciona na Escuela Mistos (Alicante, Espanha) e no curso de Experto em Reportagem Documental na agência Vórtice Photo. Foi docente de fotografia na Câmara Municipal do Barco de Valdeorras (Galiza). Tem ministrado numerosas palestras em festivais e Escolas de Arte, e é mentor no Plano de Estudos sobre Imagem Contemporânea em Fortaleza (Brasil).

Como editor, destaca o trabalho feito para a editorial Difusora de Letras, Artes e Ideas na coleção OF de livros de fotografia, da qual é coordenador, assim como vários fotolivros para outras editoras. Como autor publicou «Don’t look at my camera», uma pesquisa sobre a Staged Photography. A sua última publicação é uma investigação sobre Romasanta, o lobishomem galego. Frequentemente escreve crítica fotográfica para diferentes publicações especializadas e artigos de opinião para generalistas.

Foi o coordenador da Lab_in Gallery e o diretor da Galeria Sargadelos (Galiza). Trabalhou alguns anos como fotojornalista, época em que também realizou várias exposições como artista.

Depois de anos de formação formal (e não só) no campo das artes visuais e história da arte, especializando-se na fotografia, segue constantemente a formar-se em edição e curadoria. Na atualidade a estudar o Mestrado em Estudos de Arte, Estudos Museológicos e Curadoriais na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

É formador no Master em Fotografia Artística, e no Curso Profissional de Fotografia.

www.vitornieves.gal | YT | FB | IG | X

TWITTER

🏅 O Master em Fotografia Artística do IPCI, apresenta-se para o próximo ano letivo com alterações substanciais, novas unidades curriculares, novos professores e professoras, e muitas outras novidades.
👉 As candidaturas já estão abertas. Mais info: https://ipci.pt/cursos/master-em-fotografia-artistica/

2

Carregue mais
YOUTUBE
FACEBOOK
✨ André Rodrigues,Elisa Pinto Freitas e Joana Calhau, antigos alunos/as do Master em Fotografia Artística, foram selecionados no Getxophoto Festival em Euskadi (País Basco), para participar no MAPS, um encontro de estudantes de escolas de fotografia onde só uma escola portuguesa esteve representada... SIM, O IPCI! 💕 💥 Se queres levar o teu trabalho fotográfico ao campo das artes, esta é a tua oportunidade: já podes candidatar-te e inscriver-te no Master em Fotografia Artística 24-25! 👉 ipci.pt/cursos/master-em-fotografia-artistica/Fotos do Getxophoto de Maider Jiménez. ... See MoreSee Less
View on Facebook
TIKTOK
TEXTOS LEGAIS
Junta-te a Nós