O foyer do Forum maiato será palco das exposições de Carlos Costa Pereira, João Salgueiro Batista e Magda Pinto, a partir de 21 de fevereiro. Uma rica programação cultural que inclui mais sete exposições, conferências e workshops especializados. As inaugurações das exposições ocorrem às 18h00 do dia 21, com conferências e formações continuando ao longo do sábado, 22 de fevereiro.
O foyer do Forum maiato acolhe as exposições de antigos alunos do Master em Fotografia Artística do IPCI, Carlos Costa Pereira, João Salgueiro Batista e Magda Pinto, integradas no Colóquio da Fotografia da Maia, com uma programação que inicia a 21 de fevereiro e que se completa com mais 7 exposições, conferências e formação à volta da fotografia. As inaugurações da exposições são a 21 de fevereiro às 18 horas, e as conferências e formações serão ao longo do sábado dia 22.
Desde a primeira edição do Colóquio de Fotografia da Maia, o Instituto de Produção Cultural e Imagem (IPCI) tem desempenhado um papel central como entidade colaboradora com a Associação Cultural Dez Quinze, contribuindo significativamente para a programação educativa. Por meio de workshops especializados e atividades de iniciação, o IPCI promove o acesso à fotografia junto da comunidade escolar e do público em geral, reforçando a literacia visual.
Nesta terceira edição, a colaboração renova-se, reafirmando um dos princípios fundadores do IPCI: a valorização e a promoção do trabalho de artistas em início de carreira. Desta forma, apresentamos no Forum da Maia três exposições distintas, sendo duas delas —a de Carlos Costa Pereira e a de Magda Pinto— totalmente inéditas. Estas propostas visam enriquecer o Colóquio com a pluralidade de abordagens, técnicas e reflexões que emergem das nossas salas de aula, refletindo a riqueza das discussões e das práticas artísticas que caracterizam o Master em Fotografia Artística do IPCI.
Na exposição 41°09’35″N 8°36’49″W – 41°21’39″N 8°22’15″W, Carlos Costa Pereira explora a ideia de viagem como um percurso contínuo entre o familiar e o desconhecido. Inspirando-se na Viagem a Portugal de José Saramago, o autor cria uma experiência visual onde a ambiguidade da presença humana e a aparente calma dos lugares contrastam com o ritmo acelerado do quotidiano. Através de imagens selecionadas pelo seu caráter alegórico, Pereira estimula uma reflexão crítica sobre o território e ressignifica o banal e o transitório.
Alguns gigantes não gostam de flores, é o projeto no qual Magda Pinto apresenta um retrato de 14 jovens que vivem num lar de acolhimento. Através de fotografias captadas pelas próprias, desenhos e textos, o projeto dá voz às suas histórias de fragilidade, medo e melancolia, mas também de força e de sonhos. Este trabalho não é apenas sobre a institucionalização de crianças e jovens; é uma reflexão profunda sobre pertença, preconceito e resiliência.
A outra exposição presente, de João Salgueiro Baptista explora a essência da imagem como um conceito em constante movimento entre o ideal e o real, o visível e o ausente. Cinco retratos e uma paisagem reflete uma sensibilidade escultórica, evidente na forma como constrói cada enquadramento e nas texturas que emergem da sua mestria no laboratório fotográfico. A sua obra evoca uma busca incessante pela união do que se dispersa, desafiando os limites do visível e conduzindo o espectador a uma reflexão sobre a natureza fugaz e infinita da imagem.
O programa do 3º Colóquio de Fotografia da Maia é complementado com o Workshop de Iniciação à Fotografia, lecionado por José Ferreira, um dos nossos professores. Este workshop é destinado ao público em geral e foca-se especialmente nos entusiastas que desejam aprender técnicas e métodos fotográficos usando apenas um telemóvel. A organização deste workshop está a cargo do IPCI. Além disso, a programação educativa inclui a masterclass ‘O que queremos ver quando olhamos’, conduzida por Valter Vinagre, e conferências proferidas pelo também professor do IPCI, Tito Mouraz, por São Trindade e por André Cepeda que explorarão diferentes perspectivas do campo da fotografia.
Ainda, na Galeria D. Manuel II, no piso inferior do Forum, poderemos desfrutar de mais 7 artistas que refletem sobre o “Aquecimento Global – mais um alerta”, tema proposto pelo curador Rui Prata, que nos traz ao norte a reexposição dos trabalhos de Charlotta Maria Houksdóttir, Fabio Cian, Luísa Ferreira, Mandy Barker, Margaux Senlis, Ragnar Axelsson e Zed Nelson, artistas com os que já trabalhou na última edição do Imago Lisboa Photo Festival.