O IPCI abre as portas para um debate sobre os bastidores da indústria musical. OLHA! O Palco promete uma troca de ideias sobre a produção e a programação musical, num formato descontraído e acessível ao público.
O encontro pretende ser um palco de reflexão sobre as dinâmicas e oportunidades de organização, produção e programação de festivais de grande ou pequena escala, assim como em outros eventos culturais. Contará com a presença de João Carvalho, fundador do Vodafone Paredes de Coura e figura chave na implementação do NOS Primavera Sound no Porto, e de José Costa, responsável pela Banzé e gestor cultural com mais de 25 anos de carreira dedicados à produção de espetáculos. Ambos trarão as suas perspectivas sobre o setor, abordando desde a logística de grandes eventos até os desafios contemporâneos da carreira artística.
Sob a moderação de Alexandre Souto, diretor do IPCI e produtor cultural, o debate visa não apenas ilustrar os processos por trás dos palcos, mas também oferecer insights sobre como os profissionais podem adaptar-se e prosperar num mercado em constante evolução.
O OLHA! é um ciclo de conversas que convida a observar, contemplar, encarar e explorar a interseção entre a arte, a política e a sociedade. OLHA! O Palco é o primeiro de 2025, ano em que o IPCI planeja abordar diversos temas relacionados com as artes e a cultura. Futuras sessões discutirão questões como as artes em espaços públicos, a internacionalização da fotografia, e o impacto da tecnologia no teatro.
O encontro está marcado para o próximo dia 27 de fevereiro às 19h00 nas novas instalações do IPCI, localizadas na Rua Tomas Ribeiro, e promete ser uma oportunidade única para que estudantes, artistas, produtores culturais, políticos e outros decisores partilhem ideias e estratégias para fomentar a cultura em Portugal. A organização do evento está a cargo dos alunos e alunas do Curso Profissional de Produção Cultural do ano letivo 2024/2025, garantindo uma experiência prática valiosa para os futuros profissionais do setor.”