Blog IPCI

A Fada do Salgueiro de Alina Zaharia chega ao Porto

No próximo sábado, 22 de julho, às 19h, a OKNA receberá a inauguração da exposição «A fada do salgueiro», que traz as obras de Alina Zaharia, aluna do Master em Fotografia Artística do IPCI. Com curadoria de Vítor Nieves, a exposição promete uma reflexão profunda sobre a inocência, a identidade e o medo.

A exposição ‘A fada do salgueiro’, de Alina Zaharia, apresenta um projeto que explora abordagens identitárias e as suas vulnerabilidades. A autora enfrenta essas questões por meio de uma linguagem documental, buscando ordenar suas memórias, reconciliar-se com o passado e aceitar suas vulnerabilidades para encontrar forças interiores. Apesar de ter uma abordagem íntima, o trabalho possui uma gramática visual universal, capaz de espelhar a experiência de qualquer mulher, independentemente da sociedade em que tenha sido criada, uma vez que a opressão e o patriarcado são realidades transversais a diversas culturas.

Este projeto, que foi exposto pela primeira vez no Instituto Cultural Romeno de Lisboa no âmbito do Imago Lisboa Photo Festival no ano passado, chega agora ao Porto, oferecendo uma nova oportunidade para os admiradores da fotografia apreciarem esta criação.

Alina Zaharia inicia este ensaio fotográfico revisitando as suas vivências na infância, na Romênia, ocupando os espaços que marcaram a sua memória. Através das fotografias familiares, ritos e tradições, revive histórias marcantes no âmbito familiar. Essa imersão a faz perceber como as memórias antigas continuam presentes na sua vida, revelando-se de maneiras inesperadas. Assim, surge uma segunda fase do trabalho, já em Portugal, onde Alina busca estabelecer conexões entre o presente e o passado num tear terapêutico, explorando as constantes repetições vivenciadas desde sua infância na Romênia até sua experiência atual em Portugal.

A exposição «A fada do salgueiro» conta com o apoio do Instituto Cultural Romeno Lisboa e é produzida pelo Instituto de Produção Cultural e Imagem (IPCI). O evento acontecerá na OKNA Espaço Cultural, localizado na Rua Igreja de Cedofeita, 27, no Porto. A inauguração promete ser um momento de imersão, para o que convidamos a todos e a todas a apreciar a visão única de Alina Zaharia.

Outras postagens

🌟 O encerramento do Workshop de Staged Photography do ano passado ainda ressoa nas nossas memórias. Sob a orientação da formadora Patricia Pettitt, os alunos e alunas criaram uma impressionante versão contemporânea da "Última Ceia", que se tornou uma atração fascinante na Rua da Alegria por meses. 📸🎨🚀 Queres fazer parte desta experiência? Ainda há vagas disponíveis! Inscreve-te agora! 👉 ipci.pt/cursos/workshop-de-staged-photography/ ... See MoreSee Less
View on Facebook
TIKTOK