OLHA! entre letras e cenas, uma noite de arte e surpresas no IPCI Porto.

O IPCI Porto está prestes a receber mais um serão cultural imperdível que promete encantar os amantes da arte e da fotografia. Com a apresentação do livro «Perché ti ricordi sempre» de Francesca Faulin, fruto do seu projeto realizado durante o Master em Fotografia Artística do IPCI, seguida de uma surpreendente revelação do Workshop de Staged Photography, orientado por Patricia Pettitt, este será uma jormada repleta de emoções e descobertas.

No próximo dia 6 de julho, o IPCI Porto será palco de um evento cultural memorável, intitulado OLHA! entre letras e cenas. Esta noite especial reunirá artistas, entusiastas da fotografia e amantes da cultura para celebrar a intersecção entre palavras e imagens.

O destaque da noite será a apresentação do livro «Perché ti ricordi sempre» de Francesca Faulin. Nascida em Veneza, Itália, em 1985, Francesca é uma artista multifacetada cujo trabalho incide principalmente sobre a identidade, explorando a fotografia, a escrita e a investigação. Ela utiliza materiais visuais e escritos de arquivo como referências para investigar o papel da memória na formação de narrativas pessoais.

Com uma abordagem única, Francesca manipula e reinterpreta arquivos fotográficos, tanto digitalmente como através de processos alternativos, resultando em obras que materializou em forma de livro. A artista já expôs o seu trabalho em vários locais em Lisboa, e participou em exposições coletivas como «Remapear as Margens: hipsografia do centro» no f/est Amarante e «Postepisteme, dissidências, argumentaris i transicions» no Festival Emotiva (Catalunha).

«Perché ti ricordi sempre» reune algumas das imagens e textos, no contexto de um trabalho mais vasto que se centra na definição da identidade, Francesca Faulin explora o desejo de encontrar uma ligação com a mãe, de quem não é próxima. Através de autorretratos e pesquisa de arquivos familiares, a autora examina a transmissão do trauma ao longo de quatro gerações de mulheres na sua família. O livro apresenta uma combinação de autorretratos, fotografias de arquivo e fragmentos de material escrito, criando uma narrativa poderosa que desafia os papéis impostos pela sociedade e revela a busca individual de cada mulher pela sua identidade e liberdade pessoal.

Logo após a apresentação do livro, seremos surpreendidos com o resultado final do Workshop de Staged Photography, orientado por Patricia Pettitt. Teresa Bessa, Goreti Ferraz, Meru Freire, Ricardo Moura, Tiz Vale e Manuela Vaz têm preparado uma experiência única e cativante. Neste workshop, exploraram a arte de criar imagens encenadas, desafiando os limites da fotografia e da narrativa visual.

Para tornar a noite ainda mais especial, o evento contará com bebidas para celebrar o encontro entre artistas e apreciadores da arte. Será uma oportunidade única de mergulhar num ambiente cultural e vivenciar momentos de inspiração e descoberta.

O evento sera no IPCI Porto, onde a arte, a criatividade e a expressão ganham vida. Marca já na tua agenda: 6 de julho, às 19h00. Junta-te a nós e deixa-te envolver pelas propostas dos e das nosas antigas alunas.