Blog IPCI

OLHA! entre letras e cenas, uma noite de arte e surpresas no IPCI Porto.

O IPCI Porto está prestes a receber mais um serão cultural imperdível que promete encantar os amantes da arte e da fotografia. Com a apresentação do livro «Perché ti ricordi sempre» de Francesca Faulin, fruto do seu projeto realizado durante o Master em Fotografia Artística do IPCI, seguida de uma surpreendente revelação do Workshop de Staged Photography, orientado por Patricia Pettitt, este será uma jormada repleta de emoções e descobertas.

No próximo dia 6 de julho, o IPCI Porto será palco de um evento cultural memorável, intitulado OLHA! entre letras e cenas. Esta noite especial reunirá artistas, entusiastas da fotografia e amantes da cultura para celebrar a intersecção entre palavras e imagens.

O destaque da noite será a apresentação do livro «Perché ti ricordi sempre» de Francesca Faulin. Nascida em Veneza, Itália, em 1985, Francesca é uma artista multifacetada cujo trabalho incide principalmente sobre a identidade, explorando a fotografia, a escrita e a investigação. Ela utiliza materiais visuais e escritos de arquivo como referências para investigar o papel da memória na formação de narrativas pessoais.

Com uma abordagem única, Francesca manipula e reinterpreta arquivos fotográficos, tanto digitalmente como através de processos alternativos, resultando em obras que materializou em forma de livro. A artista já expôs o seu trabalho em vários locais em Lisboa, e participou em exposições coletivas como «Remapear as Margens: hipsografia do centro» no f/est Amarante e «Postepisteme, dissidências, argumentaris i transicions» no Festival Emotiva (Catalunha).

«Perché ti ricordi sempre» reune algumas das imagens e textos, no contexto de um trabalho mais vasto que se centra na definição da identidade, Francesca Faulin explora o desejo de encontrar uma ligação com a mãe, de quem não é próxima. Através de autorretratos e pesquisa de arquivos familiares, a autora examina a transmissão do trauma ao longo de quatro gerações de mulheres na sua família. O livro apresenta uma combinação de autorretratos, fotografias de arquivo e fragmentos de material escrito, criando uma narrativa poderosa que desafia os papéis impostos pela sociedade e revela a busca individual de cada mulher pela sua identidade e liberdade pessoal.

Logo após a apresentação do livro, seremos surpreendidos com o resultado final do Workshop de Staged Photography, orientado por Patricia Pettitt. Teresa Bessa, Goreti Ferraz, Meru Freire, Ricardo Moura, Tiz Vale e Manuela Vaz têm preparado uma experiência única e cativante. Neste workshop, exploraram a arte de criar imagens encenadas, desafiando os limites da fotografia e da narrativa visual.

Para tornar a noite ainda mais especial, o evento contará com bebidas para celebrar o encontro entre artistas e apreciadores da arte. Será uma oportunidade única de mergulhar num ambiente cultural e vivenciar momentos de inspiração e descoberta.

O evento sera no IPCI Porto, onde a arte, a criatividade e a expressão ganham vida. Marca já na tua agenda: 6 de julho, às 19h00. Junta-te a nós e deixa-te envolver pelas propostas dos e das nosas antigas alunas.

Outras postagens

TWITTER

🏅 O Master em Fotografia Artística do IPCI, apresenta-se para o próximo ano letivo com alterações substanciais, novas unidades curriculares, novos professores e professoras, e muitas outras novidades.
👉 As candidaturas já estão abertas. Mais info: https://ipci.pt/cursos/master-em-fotografia-artistica/

2

Carregue mais
YOUTUBE
FACEBOOK
✨ André Rodrigues,Elisa Pinto Freitas e Joana Calhau, antigos alunos/as do Master em Fotografia Artística, foram selecionados no Getxophoto Festival em Euskadi (País Basco), para participar no MAPS, um encontro de estudantes de escolas de fotografia onde só uma escola portuguesa esteve representada... SIM, O IPCI! 💕 💥 Se queres levar o teu trabalho fotográfico ao campo das artes, esta é a tua oportunidade: já podes candidatar-te e inscriver-te no Master em Fotografia Artística 24-25! 👉 ipci.pt/cursos/master-em-fotografia-artistica/Fotos do Getxophoto de Maider Jiménez. ... See MoreSee Less
View on Facebook
TIKTOK
TEXTOS LEGAIS
Junta-te a Nós