TERTÚLIAS IPCI | SÃO PESSOAS

13 DE FEVEREIRO, ÀS 21:30H | ENTRADA LIVRE

O mês de fevereiro traz ao IPCI os autores do livro “São Pessoas”, um projeto da autoria de Adriano Miranda e Paulo Pimenta, que vão estar à conversa com o realizador Pedro Neves e o José António Pinto, assistente social.

Esta programação é aberta ao público e tem como principal objetivo a promoção de pontes criativas entre a cidade, os criadores e os formandos do IPCI. Uma programação pensada para todos, que traz para a agenda cultural do Porto linhas de reflexão sobre o panorama de criação e produção artística em áreas como o Cinema, a Fotografia, a Produção Cultural e a Música.

SÃO PESSOAStraduz uma ideia fundamental. Um ensaio fotográfico centrado no ser humano, na sua dignidade enquanto indivíduo, cortejado nos seus direitos e na sua plena cidadania. 

Conscientes da enorme dimensão social que é a solidão, a exclusão e a pobreza, numa sociedade centrada no consumo, no lucro e na descriminação, Adriano Miranda e Paulo Pimenta decidiram dar o seu contributo com um alerta. SÃO PESSOASé também isso. Uma tentativa através da Fotografia de colocar a pobreza e a exclusão na ordem do dia. Um pequeno contributo para a construção de um mundo melhor.

SÃO PESSOASassenta em dois pilares fundamentais – solidariedade e combate.   

A ideia inicial, que Adriano e Pimenta nunca abandonaram ao longo do desenvolvimento do ensaio, foi produzir um conjunto de imagens em que os retratados contribuíssem com a sua identidade. Olhos nos olhos. De meses de trabalho, de Trás-os-Montes ao Algarve, SÃO PESSOAS, além do seu valor estético, é um documento de um país da Europa que continua a ter variadíssimas assimetrias sociais. 

24/01/2020

Contactos

Rua da Alegria n.º 940/942, 4000-040 Porto
+351 968 379 910 | +351 225 490 993
[email protected]

Política de Privacidade

Redes Sociais




Junta-te a Nós

IPCI 2020 © Todos os direitos reservados
X