Nascido no Rio de Janeiro, Henrique Amendola é realizador e produtor audiovisual. Apesar de ter iniciado os seus estudos em Engenharia Mecânica no Instituto Superior de Engenharia do Porto, em 2018, entrou no mundo do audiovisual, dedicando-se à produção e edição de podcasts. Em 2020, expandiu a sua atividade para o vídeo, criando e conduzindo um canal e página de Instagram dedicados à culinária. Entre 2021 e 2022 especializou-se em realização audiovisual, direção de fotografia, montagem e produção, tendo realizado a sua primeira curta-metragem “No Man Shall Herd”. A sua trajetória profissional prossegue como freelancer, envolvendo-se na cobertura de exposições internacionais e na produção de documentários, bem como em turnês de grandes artistas portugueses. Em 2022 fundou a sua própria produtora, começando por produzir videoclipes para artistas da cidade do Porto, e colaborando igualmente com grandes marcas inglesas e portuguesas da indústria têxtil como Natura Pura, Wedoble, entre outras. Em 2023, assumiu o papel de produtor e realizador numa curta-metragem documental intitulado “Além dos Riscos”. Colaborou com empresas como Etherium, WOW, Norsec e Fotosport. Desempenhou o cargo de 1º assistente de imagem num videoclipe para o grupo CRUA, além de ter participado como 1º assistente de câmara e som no curta-metragem documental “Idanha-a-Velha – Dois Mil Anos de História”. É formador no Curso Básico de Vídeo e no Curso Profissional de Fotografia no IPCI.
João Salgueiro Baptista
(n. 1994). Artista, fotógrafo, pintor, operário. Licenciado em Belas Artes no ramo de Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2016). Tem um Master em Fotografia Artística pelo Instituto de Produção Cultural e Imagem (2021). Faz parte do Atelier Caldeiras onde desenvolve o seu trabalho artístico pessoal e em coletivo. Leciona formações dedicadas à fotografia analógica: laboratório, ampliação, práticas artísticas e câmaras de grande formato no Curso Profissional de Fotografia e no Master em Fotografia Artística. https://joaosalgueirobaptista.com/ https://www.instagram.com/balao_sem_joao/ https://www.instagram.com/atelier_caldeiras
Sara Dias Oliveira
Nasceu em Santa Maria da Feira e vive em Esmoriz. Aprendeu fotografia analógica a preto e branco e a tocar piano. Gosta de música, de teatro, literatura e cinema. E de viver ao pé do mar. É jornalista por vontade e convicção. Licenciada em Comunicação Social. Pós-graduada em Comunicação da Ciência. Tem mestrado em Cultura, Comunicação e Ciência – Variante Comunicação da Ciência. Trabalhou em vários lugares, na imprensa regional (O Jornal da Feira e Terras da Feira) e na imprensa nacional, jornal Público, na secção Nacional do JN. Atualmente é jornalista da revista Humanista da Amnistia Internacional, da revista Notícias Magazine do JN e DN, do site Mental, sobre saúde mental, do Observador. Em 2015, ganhou a bolsa de criação jornalística “Aquele Outro Mundo que é o Mundo”, da Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), para uma reportagem em bairros sociais de Lisboa, realizada com a investigadora e grande amiga Patrícia Ferreira. Um trabalho sobre estratégias de combate à insegurança alimentar que se sustentam na valorização do território, no direito à cidadania e na capacidade de colaborar na procura do bem-estar e de uma vida digna. “Cultivar a Terra para Pertencer à Terra” foi publicada na Revista 2 do jornal Público em dezembro de 2015. Em 2016, ganhou nova bolsa de criação jornalística “Aquele Outro Mundo que é o Mundo”, da ACEP, para reportagem sobre a ajuda humanitária de emergência em campos de refugiados da Grécia. O trabalho jornalístico “Vidas Suspensas” foi publicado na Notícias Magazine, do JN e DN, a 29 de Janeiro de 2017. Reportagem escrita a quatro mãos com a investigadora e amiga Patrícia Ferreira. É formadora do Curso Profissional de Produção Cultural e do Workshop de Comunicação Cultural.
Miguel Falcão
Residente no Porto, é uma figura proeminente na fotografia e tratamento de imagem em Portugal. Pioneiro no ensino da fotografia digital, iniciou sua carreira formativa no Instituto Português de Fotografia (IPF). Desde 2017, colabora ativamente com o Instituto de Produção Cultural e Imagem (IPCI). Além do seu impacto na fotografia, Miguel destaca-se na informática como sócio e gestor de negócios em duas empresas. Com uma vasta experiência, ele integra habilmente a estética visual com as mais recentes inovações tecnológicas. Miguel Falcão é uma referência que, com paixão e conhecimento, continua a influenciar e inspirar na interseção entre imagem e tecnologia.
José Farinha
José Farinha, natural do Porto, licenciou-se em Engenharia de minas tendo trabalhado nesta área no Peru, no Porto e em Londres, cidade na qual passou a dedicar-se inteiramente à fotografia a partir de 2011. Desde então, tem colaborado em diversos projetos artísticos de apoio às comunidades de refugiados e no âmbito de intercâmbios culturais. Em paralelo, tem sido através das suas viagens que encontra matéria prima não só para variados projetos pessoais, mas também para as exposições que tem vindo a realizar. Eterno curioso, fascina-o descobrir novos lugares e pessoas, observando os pequenos momentos do dia a dia que representam a essência do que nos liga enquanto humanidade, independentemente das distâncias geográficas ou das diferenças sociais e culturais. Interessa-lhe desconstruir paradigmas e preconceitos, expressando e refletindo em simultâneo as suas preocupações sociais e políticas, que se encontram na génese da sua criação artística. Dá aulas no Curso Profissional de Fotografia.
Joana Dionísio
Nascida em 1993, é uma artista visual sediada no Porto, onde trabalha como fotógrafa independente em projetos comissionados e pessoais. É formada em Design de Produto e Tecnologias de Comunicação Audiovisual com especialização em fotografia pela ESMAD, onde recebeu uma bolsa de estudo por mérito da DGES. Em 2021, concluiu o Master em Fotografia Artística no IPCI. Na sua prática comercial dedica-se maioritariamente à fotografia de moda e de produto. Entre 2017 e 2020, trabalhou na Farfetch em fotografia de e-commerce. O seu trabalho pessoal é publicado e exposto com regularidade. Em 2021 teve uma exposição individual no CAAA (Guimarães), no âmbito do festival internacional Encontros da Imagem, do seu projeto “And the shape of things disappeared for a while”, que também foi exposto no f/est Amarante. Em 2022 foi selecionada para a publicação FRESH EYES, que destaca os 100 talentos emergentes na fotografia europeia, promovida pela GUP Magazine e em 2023 foi nomeada membro da Plataforma de Fotografia Europeia FUTURES pela Bienal de Fotografia do Porto. A sua abordagem artística reside na natureza subjectiva, metafórica e simbólica da fotografia, utilizando-a para criar narrativas ancoradas em intenções autobiográficas, refletindo uma exploração contínua das temáticas do tempo, memória e mortalidade. Dá aulas no Curso Profissional de Fotografia, no Curso de Pós-produção Fotográfica e no Workshop de Photoshop e Inteligência Artificial. https://joanadionisiophotographer.com/ https://www.instagram.com/joanadionisio_/ https://www.linkedin.com/in/joana-dionisio/
André Rodrigues
Natural de Barcelos, em 2016, após formação e experiência em Engenharia Biológica, decide seguir o sonho de trabalhar com fotografia. Completou o Curso Profissional de Fotografia no IPCI – Instituto de Produção Cultural & Imagem (Porto) em 2018 onde se tornou fotógrafo profissional. Em 2021/22 frequentou o Master de Fotografia Artística no IPCI, cujo trabalho desenvolvido esteve em exposição no festival internacional Encontros da Imagem. Fotógrafo freelance em diversas áreas, articula o desenvolvimento de trabalho artístico com a actividade de formador em fotografia, fotografia comercial, líder de viagens fotográficas e colaborações com várias publicações e projectos. Desenvolve também actividade em produção cultural como produtor executivo, criador e editor de todo o conteúdo multimédia do Festival Internacional de Música Porto Pianofest. É formador do Curso Básico de Fotografia, do Curso Profissional de Fotografia. e do Master em Fotografia Artística; e é o nosso coordenador de projetos empresariais e corporativos. andrerodrigues.net https://www.instagram.com/andrerodrigues.photo
Alexandre Souto
Diretor Geral Nascido no Porto, em 1981, o nosso Diretor Geral possui uma formação abrangente nas áreas de Comunicação e Marketing, Fotografia e Operação de Câmera. Os seus primeiros passos profissionais levaram-no a trabalhar como operador de câmera e fotógrafo em projetos televisivos e na área da fotografia publicitária. Em 2001, abriu o pólo de formação do IPF – Instituto de Português de Fotografia no Porto, onde permaneceu até 2016. Durante esse período, desempenhou diversas funções cruciais, incluindo a de Coordenador do IPF – Porto, Programador Cultural e responsável por parcerias institucionais do IPF. Além da sua paixão pela imagem, o nosso Diretor Geral também nutre um forte interesse pela música. Este interesse levou-o a desenvolver um percurso artístico como DJ e programador musical, marcando presença em diversos eventos, com um foco especial nas músicas do mundo. Em 2017, juntou-se à equipa fundadora do IPCI, assumindo responsabilidades nas áreas de Gestão Comercial e Marketing, ao mesmo tempo que continuou a contribuir como formador, partilhando o seu vasto conhecimento e experiência com os nossos alunos e alunas. Em 2023, assumiu o cargo de Diretor Geral desta casa, continuando a moldar o futuro e a excelência do IPCI. É formador no Curso Profissional de Produção Cultural.
Adriano Miranda
1966, Aveiro Estudou na Cooperativa Árvore – Porto e AR.CO – Lisboa. Fotógrafo do jornal Público desde 1996, editor de fotografia de 2001 a 2005. Professor de Fotografia, no AR.CO, CENJOR e ESMAE. Atualmente leciona no IPCI-Porto e na Escola Superior de Jornalismo – Porto. Participou em várias exposições na América Latina e na Europa. Está representado em colecções em Portugal e no estrangeiro. Vencedor do Prémio na categoria de Retrato da Estação Imagem 2011, Prémio Gazeta 2017, Prémio de jornalismo da Rede Europeia Anti-pobreza. Destaca os inúmeros livros publicados: Shaken Not Stirred, Pepinier Europeénes Jeunes Artistes. Paris | 52 histórias – Livro/Agenda, ACEP. Lisboa | Odiana, Paisagens, Percursos e gentes, Expo 98, Lisboa | Zona de Intervenção, Expo 98, Lisboa | Olhar Timor-Tau Matan Ba Timor, Instituto Camões, Lisboa | In Havana Out, Lisboa e Havana | Da História às Imagens, Fábrica da Pólvora de Barcarena, Oeiras | Alfabeto do Desenvolvimento, ACEP, Lisboa | Extensão do Olhar, Uma Antologia Visual da Fotografia Portuguesa Contemporânea, Assírio & Alvim, Lisboa | 15 Anos de Fotografia, Jornal Público, Lisboa | Timor, Assírio & Alvim, Lisboa | Fotografia Portuguesa, Instantâneos para o Século XX, Instituto Camões, Lisboa | Aveiro em Papel Salgado, Assírio & Alvim, Lisboa | Loulé, 5 Olhares, Loulé | 121212, Quidnovi, Lisboa | Projecto Troika, Lisboa | Carvão de Aço, Castelo de Paiva | Dever de Memória, Viseu | 30 Anos de Fotojornalismo do Público, Lisboa | A Voz do Dão, Viseu | São Pessoas, Porto | EveridayCovid, Lisboa | Emergência366, Porto. É formador do Curso Profissional de Fotografia.
Marta Lima
1977, Porto, Licenciada em Som e Imagem pela Universidade Católica do Porto, iniciou atividade profissional especializada antes de terminar a licenciatura, na área da produção para televisão e direção de arte. Atualmente frequenta a licenciatura em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes do Porto, no ramos de Pintura. Na área da produção audiovisual para televisão, e no papel de diretora de produção, destaca as séries de ficção “Vidago Palace”, “Dentro” e “Mulheres de Abril”, emitidas em Portugal pela RTP. No cinema de animação realça “ Amélia & Duarte” de Alice Eça Guimarães e Mónica Santos na direção de produção e direção de arte e “Ride” de Paul Bush na direção de produção. Fundou em 2014 com Diana Roquette a agência de atores e produtora Agente a Norte, com base na cidade do Porto, dando corpo à vontade de criar oportunidades e actividade audiovisual, para as equipas artísticas e técnicas baseadas no Porto e norte de Portugal. Entre 2012 e 2021 integrou a companhia de teatro contemporâneo, ASSéDIO – Associação de Ideias Obscuras, produzindo todas os seus espetáculos. Ainda em 2021 junta-se à produtora de cinema Rua Escura com quem produziu a mais recente curta metragem de André Gil Mata “ O Pátio do Carrasco” e está em preparação da longa metragem “Sob a Chama da Candeia”. É formadora no Curso Profissional de Realização Audiovisual no IPCI no Porto.