Nasceu no Porto, em 1978. O seu percurso na fotografia nasce de uma vontade e gosto pessoal que se desenvolveu através de um programa de formação profissional desenvolvido no Instituto de Produção Cultural e Imagem. A sua experiência académica e profissional inicia-se na área da Psicologia, mas é na fotografia que descobre uma nova perspectiva de trabalho e onde desempenha funções em regime freelancer desde 2018. Tem desenvolvido o seu trabalho nas áreas da cobertura fotográfica de eventos, reportagens fotográficas no ramo imobiliário, fotografia de produto homeware e feito algumas colaborações na elaboração do conceito e direção criativa para fotografia de produto. Desde 2018 integra a equipa de Produção Audiovisual do Festival Internacional de Música Porto Pianofest. Em 2024, junta-se à equipa do IPCI onde desempenha funções no departamento comercial e apoio administrativo e gestão da admissão de estudantes.
Natural de Barcelos, em 2016, após formação e experiência em Engenharia Biológica, decide seguir o sonho de trabalhar com fotografia. Completou o Curso Profissional de Fotografia no IPCI – Instituto de Produção Cultural & Imagem (Porto) em 2018 onde se tornou fotógrafo profissional. Em 2021/22 frequentou o Master de Fotografia Artística no IPCI, cujo trabalho desenvolvido esteve em exposição no festival internacional Encontros da Imagem. Fotógrafo freelance em diversas áreas, articula o desenvolvimento de trabalho artístico com a actividade de formador em fotografia, fotografia comercial, líder de viagens fotográficas e colaborações com várias publicações e projectos. Desenvolve também actividade em produção cultural como produtor executivo, criador e editor de todo o conteúdo multimédia do Festival Internacional de Música Porto Pianofest. É formador do Curso Básico de Fotografia, do Curso Profissional de Fotografia. e do Master em Fotografia Artística; e é o nosso coordenador de projetos empresariais e corporativos. andrerodrigues.net https://www.instagram.com/andrerodrigues.photo
Diretor Geral Nascido no Porto, em 1981, o nosso Diretor Geral possui uma formação abrangente nas áreas de Comunicação e Marketing, Fotografia e Operação de Câmera. Os seus primeiros passos profissionais levaram-no a trabalhar como operador de câmera e fotógrafo em projetos televisivos e na área da fotografia publicitária. Em 2001, abriu o pólo de formação do IPF – Instituto de Português de Fotografia no Porto, onde permaneceu até 2016. Durante esse período, desempenhou diversas funções cruciais, incluindo a de Coordenador do IPF – Porto, Programador Cultural e responsável por parcerias institucionais do IPF. Além da sua paixão pela imagem, o nosso Diretor Geral também nutre um forte interesse pela música. Este interesse levou-o a desenvolver um percurso artístico como DJ e programador musical, marcando presença em diversos eventos, com um foco especial nas músicas do mundo. Em 2017, juntou-se à equipa fundadora do IPCI, assumindo responsabilidades nas áreas de Gestão Comercial e Marketing, ao mesmo tempo que continuou a contribuir como formador, partilhando o seu vasto conhecimento e experiência com os nossos alunos e alunas. Em 2023, assumiu o cargo de Diretor Geral desta casa, continuando a moldar o futuro e a excelência do IPCI. É formador no Curso Profissional de Produção Cultural.
Coordenadora Escolar. Nasceu no Porto, em 1964. Após interromper o curso de Direito, deu os primeiros passos profissionais como revisora de textos no Jornal “O Primeiro de Janeiro”. No entanto, foi no Jornal “O Comércio do Porto” que teve o seu primeiro contacto com o mundo do Design de Comunicação. Integrou a equipa de paginadores que liderou a transição para uma produção totalmente informatizada, um marco pioneiro neste jornal a nível nacional. Posteriormente, juntou-se à Secção de Fotografia, onde trabalhou com o arquivo de fotografia em papel e negativos, bem como com o tratamento de imagem digital. Entre estes desafios profissionais, embarcou em viagens de moto, explorando várias partes do mundo e documentando as suas experiências através da fotografia. Colaborou intensamente com o Moto Clube do Porto na captura de eventos moto turísticos e grandes eventos desportivos nacionais e internacionais. Em seguida, dedicou-se a tempo inteiro à maternidade, assumindo integralmente essa função durante alguns anos. Aos 50 anos, enquanto trabalhava como freelancer em Design de Comunicação, finalmente realizou um antigo desejo: tornar-se profissional na área da fotografia. Hoje, exerce uma atividade diversificada, abrangendo o Design de Comunicação e a Fotografia em várias vertentes. Destaca-se a sua especialização em fotografia de motociclismo, com publicações regulares na imprensa especializada, bem como a colaboração em projetos com entidades públicas e privadas. No IPCI, desempenha um papel eclético, centrado no apoio à direção, corpo docente e corpo discente. Desde que se juntou à nossa equipa em 2018, assumiu inicialmente responsabilidades administrativas e secretariais, posteriormente evoluindo para a função de Coordenação Escolar.
Diretor Pedagógico do IPCI Diretor artístico do festival internacional Encontros da Imagem e curador do Prémio Galiza de Fotografia Contemporânea, do qual é cofundador. Foi director artístico do festival Outono Fotográfico (Galiza, 2012-17). Foi o curador de mais de 100 exposições. Fez curadorias para festivais de fotografia como Encontros da Imagem, o Imago Lisboa, o Mês da Imagem do Porto e o f/est Amarante (Portugal), Photoalicante, Fòrum Fotogràfic Can Basté e Emotiva (Espanha) ou o Paraty em Foco e os Encontros de Agosto (Brasil). Comissariou exposições para galerias como a Adorna (Porto), Salgadeiras (Lisboa), Marisa Marimón (Galiza) ou Dosmilvacas (Espanha), em centros públicos como o Museu Municipal de Ourense, o Centro Cultural Marcos Valcárcel, o Pazo da Cultura ou o Museu Provincial de Lugo na Galiza; o Museu da Imagem, o Centro Português de Fotografia e a Sociedade Nacional de Belas Artes (Lisboa) ou o Museu da Indústria em Fortaleza (Brasil), além das exposições que organiza anualmente nas sedes de Afundación em todas as cidades galegas. É diretor pedagógico do Instituto de Produção Cultural e Imagem (IPCI), onde é professor de Curadoria no Master em Fotografía Artística. É professor convidado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e na ESMAD (Escola Superior de Media Artes e Design, do Politécnico do Porto). Também leciona na Escuela Mistos (Alicante, Espanha) e no curso de Experto em Reportagem Documental na agência Vórtice Photo. Foi docente de fotografia na Câmara Municipal do Barco de Valdeorras (Galiza). Tem ministrado numerosas palestras em festivais e Escolas de Arte, e é mentor no Plano de Estudos sobre Imagem Contemporânea em Fortaleza (Brasil). Como editor, destaca o trabalho feito para a editorial Difusora de Letras, Artes e Ideas na coleção OF de livros de fotografia, da qual é coordenador, assim como vários fotolivros para outras editoras. Como autor publicou «Don’t look at my camera», uma pesquisa sobre a Staged Photography. A sua última publicação é uma investigação sobre Romasanta, o lobishomem galego. Frequentemente escreve crítica fotográfica para diferentes publicações especializadas e artigos de opinião para generalistas. Foi o coordenador da Lab_in Gallery e o diretor da Galeria Sargadelos (Galiza). Durante o início de carreira, realizou várias exposições como artista. Depois de anos de formação formal (e não só) no campo das artes visuais e história da arte, especializando-se na fotografia, segue constantemente a formar-se em edição e curadoria. Na atualidade a estudar o Mestrado em Estudos de Arte, Estudos Museológicos e Curadoriais na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É formador no Master em Fotografia Artística, e no Curso Profissional de Fotografia. www.vitornieves.gal | YT | FB | IG | X