Blog IPCI

Sofia Pacheco é a nova artista da Galeria da Estação de Braga

«Fluxo», o projeto que foi desenvolvido durante o Master em Fotografia Artística do IPCI, pode verse na galeria gerida pela Associação Encontros da Imagem.

A primeira exposição individual da artista portuense Sofia Pacheco foi inaugurada na semana passada no espaço que os Encontros da Imagem mantém com programação constante durante o ano todo, um projeto paralelo ao festival que organiza a assosiação bracarense.

«Fluxo» é um projeto que nos fala do movimento e a expressão corporal. Sofia Pacheco, antiga aluna do IPCI, desenvolveu este projeto ao longo do Master em Fotografia Artística. Segundo Sofia, o projeto «foi possível graças ao acompanhamento e mentoria dos e das formadores do Master», disse no evento inaugural.

A artista portuense diz do seu projeto que é «um movimento contínuo de algo que segue um curso». Num apartamento vazio, pediu a pessoas que se encontravam sozinhas com ela, que colocassem a tocar música que gostassem e posteriormente se movessem. «Uma instrução aparentemene simples que nos deixa atrapalhados, perdidos» escreve Sofia no texto autoral que recebe aos e às visitantes da Galeria.

Algumas das peças que hoje se mostram na Galeria da Estaçao, formaram parte da exposição coletiva «Postepisteme. Dissidències, argumentaris i transicions», curada por Vítor Nieves e que incluiu também obra de outras artistas que frequentaram o Master como Francesca Faulin, Raquel Calviño ou Polly Hummel.

A galeria, fundada em 2020, é um espaço dedicado à promoção e difussão de artistas novos portugueses ou residentes em Portugal, e já tem acollhido outras artistas formadas no IPCI, como Maria João Salgado, com a sua exposição «Cada passo é um diálogo» inaugurada em Março deste ano.

«Fluxo» estará patente na Galeria da Estação até 30 de dezembro de 2023.

 

Outras postagens

TWITTER

✨ Já podes candidatar o teu trabalho ao Discovery Awards 2024 dos @encontrosimagem 📸

🌍 Conheces o júri internacional com conexão a Portugal? Além do nosso diretor pedagógico @VitorNieves, conta com a grande Elina Heikka e com Paulo Cacais, quem já esteve conosco no Olha!🌟

4

Carregue mais
YOUTUBE
FACEBOOK
🚨 Já é amanhã (quinta)!OLHA! O MUNDO 👉 Conversa com Luísa Ferreira, fotógrafa de viagens e natureza e a nossa antiga aluna do Curso Profissional de Fotografia.Não vais ficar indeferente com o mundo aventureiro, as paisagens maravilhosas e as histórias inesquecíveis da Luísa.💥📝 O OLHA! é um ciclo de palestras que te convida a observar, contemplar, encarar e considerar a arte, a política e a sociedade.🗓️ Quinta-feira (04.04.24)⌚ 19h30.📍 IPCI - Rua da Alegria, 940/942. Porto.🚪 Entrada livre e gratuita. ... See MoreSee Less
View on Facebook
TIKTOK
TEXTOS LEGAIS
Junta-te a Nós