Blog IPCI

Rodrigo Vargas recebe Menção Honrosa no Novos Talentos da Fnac com projeto desenvolvido no Master em Fotografia Artística do IPCI

Rodrigo Vargas foi nomeado com a Menção Honrosa pelo seu projeto «Delta», com o que também ganhou a Bolsa Emergente 21-22, que convoca o IPCI cada ano para frequentar o Master em Fotografia Artística. Rodrigo aproveitou este curso para debruçar-se sobre o trabalho que hoje é reconhecido públicamente.

Rodrigo Vargas desenvolveu o seu projeto «Delta», um documental feito no Ribatejo, durante o Master em Fotografia Artística do IPCI. O projecto está ligado ao território com uma forte tradição, no que as suas gentes mantêm-se fiéis a costumes e celebrações nas várias gerações. É uma terra de contrastes, em que a vida moderna e a tradição vivem lado a lado, transformando o território neste misto de coisas quase antagónicas.

As cidades que emergem ao lado das antigas metrópoles costumam enfrentar desafios significativos e passar por experiências complexas: caos urbanístico, alta densidade de construções, síndrome de cidade-dormitório, marginalização social, relações precárias, falta de infraestruturas de transporte eficientes… As cidades ou regiões que não estão tão próximas nem tão distantes, como é o caso do Ribatejo em relação a Lisboa, apresentam características adicionais que são difíceis de definir, pois são menos tangíveis, menos evidentes e mais difusas.

Em “Delta”, Rodrigo Vargas habilmente transmite a sensação de desolação e vazio, ao mesmo tempo que nos envolve em tradições e na riqueza humana. Ao explorar o Ribatejo de forma serendipitista, ele encontra rostos, histórias e paisagens que acrescentam novas camadas de interpretação a um território fragmentado, árido, desconfortável e incoerente, mas também familiar, íntimo e capaz de se reinventar – um território capaz de oferecer generosidade.

Outras postagens

TWITTER

🏅 O Master em Fotografia Artística do IPCI, apresenta-se para o próximo ano letivo com alterações substanciais, novas unidades curriculares, novos professores e professoras, e muitas outras novidades.
👉 As candidaturas já estão abertas. Mais info: https://ipci.pt/cursos/master-em-fotografia-artistica/

2

Carregue mais
YOUTUBE
FACEBOOK
✨ André Rodrigues,Elisa Pinto Freitas e Joana Calhau, antigos alunos/as do Master em Fotografia Artística, foram selecionados no Getxophoto Festival em Euskadi (País Basco), para participar no MAPS, um encontro de estudantes de escolas de fotografia onde só uma escola portuguesa esteve representada... SIM, O IPCI! 💕 💥 Se queres levar o teu trabalho fotográfico ao campo das artes, esta é a tua oportunidade: já podes candidatar-te e inscriver-te no Master em Fotografia Artística 24-25! 👉 ipci.pt/cursos/master-em-fotografia-artistica/Fotos do Getxophoto de Maider Jiménez. ... See MoreSee Less
View on Facebook
TIKTOK
TEXTOS LEGAIS
Junta-te a Nós