A galeria do IPCI recebe este sábado a inauguração de «Portobello Nights», com curadoria de José Bacelar. Integrada na 35.ª edição dos Encontros da Imagem, a exposição volta a trazer ao Porto uma das extensões do festival bracarense.
Desde 2018 que o IPCI tem vindo a acolher, anualmente, uma das exposições dos Encontros da Imagem, reforçando a ligação entre a escola e um dos mais relevantes festivais internacionais de fotografia. Este ano, a galeria do IPCI volta a integrar a programação oficial com «Portobello Nights», projeto que cruza o trabalho fotográfico de Patrícia Almeida com os textos de J.G. Ballard.
A exposição propõe uma reflexão sobre o turismo de massas e as transformações do espaço mediterrânico contemporâneo, a partir das imagens captadas por Patrícia Almeida e dos excertos de Cocaine Nights, romance em que Ballard observa, com ironia e lucidez, a estetização do ócio e o esvaziamento do real.
Nesta exposição, teremos mais uma oportunidade de ver o notável trabalho Portobello de Patrícia Almeida, agora apresentado pela primeira vez em diálogo com a obra de quem foi o seu referente para este projeto, o escritor J.G. Ballard, autor de Cocaine Nights. É um encontro inédito entre uma artista visual e um escritor, um diálogo improvável que reflete o espírito do eixo curatorial Dissidências, no qual os Encontros da Imagem propõem novas leituras sobre artistas consolidados, colocando-os em diálogo com criadores de uma geração intermédia.
A inauguração contará com a presença de David-Alexandre Guéniot, diretor da Ghost Editions e representante da obra de Patrícia Almeida, bem como de representantes da Associação Encontros da Imagem, do Vítor Nieves, Diretor Artístico do festival e do curador José Bacelar.
A inauguração de «Portobello Nights», com entrado livre, realiza-se no próximo sábado, 25 de outubro, às 17h30, na galeria do IPCI, situada no 57 da Rua Tomás Ribeiro, no Porto.
