Oficina de Fotografia Participativa – Festival Terra Mãe

O IPCI juntou-se ao Festival Terra Mãe, que acontece entre os dias 21 e 23 de Julho, em Fornelos, Fafe, para promover uma Oficina de Fotografia Participativa dentro do festival.

O Festival Terra Mãe caracteriza-se por ser um festival multicultural, com uma importante mensagem de sensibilização ecológica.

O desafio que propomos para este mês de Julho é o de construírmos no recinto do Festival Terra Mãe um projeto expositivo em que vamos, durante o dia 22 de Julho, produzir um projeto fotográfico com a participação de todos que, no final, dará origem a uma exposição de fotografia participativa, apresentada no recinto do festival.

Este desafio é direcionado a todos aqueles que pretendam explorar um discurso criativo que lhes permita trabalhar a criação artística a partir do seu telemóvel ou máquina fotográfica. Esta oficina visa estimular discursos de construção narrativa a partir de um conjunto de temas que, após um processo de edição, darão origem a uma história visual que vai ser apresentada em formato de exposição no recinto.

Esta intervenção expositiva permitirá comunicar, através de diferentes linguagens criativas, a experiência pessoal de cada um dos participantes no festival.

Programa da Oficina:

14:30 – Início da atividade

• A fotografia como processo de construção narrativa
  • O conceito da “Fotografia Mobile”
  • Edição fotográfica a partir da aplicação Snapseed

• Prática fotográfica
  • Análise dos trabalhos práticos e edição

• Impressão e montagem da exposição

O valor da inscrição nesta Oficina incluí o passe para os 3 dias do Festival e acesso ao Campismo.

Consulte aqui o programa da Oficina