Oficina de Fotografia de Motociclismo, 22 e 24 de Junho

Inscrição 20€, [email protected]

O motociclismo representa um desafio em termos técnicos e visuais. Nesta vertente da fotografia, o espaço para a construção de uma história e para a combinação dos elementos paisagísticos são fundamentais para dar valor acrescido ao trabalho do fotógrafo.

A oficina de fotografia de motociclismo é dinamizada pela fotógrafa Delfina Brochado, pretende-se proporcionar aos participantes a experiência de acompanharem um evento inédito em Portugal, que se vai realizar em Viana do Castelo. É aqui que vamos aplicar diferentes conceitos técnicos como o panning, o congelamento da ação e a relação de enquadramento paisagístico com a prova de orientação.

Delfina Brochado, Fotógrafa freelancer, Porto. O início foi diferente. Mas, desde logo, traçado pelas linhas e imagens do design gráfico. Percurso profissional que começou em jornais como o Primeiro de Janeiro e o Comércio do Porto. E que continuou em projectos de diversas dimensões e distintas orientações, com a imagem e a imaginação, a cor e os volumes como ferramentas do quotidiano criativo.

O motociclismo na sua vertente mototurística, com a descoberta de novas combinações cromáticas e a contemplação das mais inusitadas paisagens, começou por ser prazenteiro passatempo. Mas, rapidamente, a paixão pelas viagens despertou uma forte ligação à fotografia. O que começou por ser um simples hobby, relatando passagens e sensações pessoais, tornou-se numa importante ferramenta de registo e, não menos importante, de aventura.

Scooter Trophy Portugal 2017

O Scooter Trophy na sua versão original é uma prova internacional pioneira disputada em seis etapas, completando cerca de 1000kms nas fantásticas pistas de Marrocos, tendo na sua génese o Vespa Raid Maroc.

Carismáticas pela sua dureza e intensidade, mas onde o relógio não marca o ritmo, estas provas são constituídas por etapas de navegação (seguimento de trajectos) e orientação (procura de pontos) maioritariamente em off-road, onde as scooters clássicas demonstram um inesperado à vontade, mas cujas resistências, de pilotos e pequenas máquinas, são constantemente postas à prova.

Ao desafio pessoal em superar a dureza do percurso e ao natural espírito competitivo alia-se forte companheirismo, tantas vezes essencial para ultrapassar problemas técnicos, desgaste físico ou situações de desânimo. É este um dos valores que melhor define esta prova amadora, que irá realizar-se nos dias 24 e 25 de Junho, pela primeira vez, em Portugal. O bonito cenário natural de Viana do Castelo, composto por duas etapas intensas de emoção e descoberta, será certamente uma experiência inesquecível, para todos os que participem ou assistam ao Scooter Trophy Portugal 2017.

Programa 22 e 24 de Junho

Dia 22 | 21:30 às 23:00 | IPCI

  • Apresentação do Portefólio da Monitora Delfina Brochado
  • Técnica de Panning e Congelamento
  • Noções de Composição Fotográfica aplicadas ao motociclismo

 

Dia 24 | 13:30 às 19:00 | Ponto de encontro Hotel FeelViana

Início do evento às 14:00

Aqui serão dadas as coordenadas GPS aos participantes na oficina com a indicação dos pontos fotográficos do evento e as observações do que se pode fazer termos fotográficos nos diferentes pontos

 

Fim do evento, às 19:00, hora estimada do fim da etapa (Hotel FeelViana)

 

Condições gerais:

As deslocações são feitas em viatura própria;

Os pontos são acessíveis para veículos utilitários;

É importante estar equipado com bom calçado para montanha, chapéu, água e lanche;

Devem levar apenas o equipamento fotográfico essencial;

Os pontos de passagem são entregues aos participantes da Oficina em coordenadas GPS;

Cada participante é responsável pela sua deslocação e segurança no evento.

 

Descarregue aqui  o programa da oficina

 

Contactos

Rua da Alegria n.º 940/942, 4000-040 Porto
+351 968 379 910 | +351 225 490 993
[email protected]

Política de Privacidade

Redes Sociais




Junta-te a Nós

IPCI 2020 © Todos os direitos reservados
X