Blog IPCI

O Master em Fotografia Artística do IPCI consolida-se como o centro de criação contemporânea da fotografia portuguesa.

Este programa de estudos contemporâneos, criado em 2017, e que se tem mantido sem grandes mudanças, apresenta-se para o próximo ano letivo com alterações substanciais, sob a direção de Vítor Nieves, introduzindo novas unidades curriculares, novos professores e professoras, e muitas outras novidades.

O Master em Fotografia Artística, é um programa de estudos contemporâneos destinado a fotógrafos, fotógrafas e artistas, com formação prévia, que queiram desenvolver um projeto artístico desde a ideia, a execução, a conceptualização e a produção, até à planificação de uma exposição ou a edição de um fotolivro.

Mais de 100 artistas, em 9 turmas, já se formaram no Master em Fotografia Artística e uma grande parte são visíveis nos circuitos artísticos, prémios, festivais, bienais, museus e galerias no panorama nacional e internacional. Projetos desenvolvidos no Master foram expostos cada ano nos Encontros da Imagem e no Imago Lisboa Photo Festival.

Nos últimos anos é uma constante ver os e as artistas formadas no Master em Fotografia Artística do IPCI em festivais portugueses como o Parallel, Estação Imagem, iNstantes ou o f/est Amarante, e em internacionais como PHotoEspaña, Photoalicante, Fotonoviembre e BFoto (Espanha); Paris Photo e Circulation(s) (França); Emotiva e inCadaquès (Catalunha); Outono Fotográfico (Galiza), Backlight (Finlândia); Festival Charta e Photo Open Up (Itália) e Off Grid Festival (Austria) entre outros. Bienais de Fotografia como a de Vila Franca de Xira ou a do Porto, e Bienais de Arte Contemporânea como a de Cerveira e a da Maia, têm exposto nas últimas edições projetos criados no seio do Master.

Destacadas galerias do panorama nacional representam artistas formados/as no IPCI e ainda, os projetos desenvolvidos no Master são selecionados e finalistas nas últimas edições de prémios tão importantes como o FNAC, Futures, Prémio Galiza de Fotografia Contemporânea, Descubrimientos PHotoEspanha, Urbanautica Institute Awards, Fine Art Photography Awards (FAPA), LensCulture, Tokyo International Foto Awards, Photographic Exploration Project (PEP Berlim), Budapest International Foto Awards e Open Doors Gallery, entre outros.

Manuel Santos Maia, Vera Carmo, Lara Jacinto, Tito Mouraz, Inês Moura, André Rodrigues, Vítor Nieves e Paulo Morgado serão os responsáveis das diferentes unidades curriculares e das mentorias, acompanhando o desenvolvimento de cada projeto para potenciar o melhor de cada um e cada uma das alunas.

As candidaturas para o Master em Fotografia Artística 24/25 já estão abertas e a seleção é feita a través de entrevista e apresentação de portfólio. Podes consultar toda a informação aqui.

Outras postagens

TWITTER

🚨CANDIDATURAS ABERTAS!
Um programa de estudos destinado a fotógrafos/as e artistas que queiram desenvolver um projeto artístico desde a ideia e a produção, até à exposição ou o fotolivro.
Já te podes candidatar ao Master em Fotografia Artística 👉  https://ipci.pt/cursos/master-em-fotografia-artistica/

Carregue mais
YOUTUBE
FACEBOOK
TIKTOK
TEXTOS LEGAIS
Junta-te a Nós