Kioskzine 3.0 – Copan de João Pina. 22|12.

O IPCI em Lisboa irá receber, no próximo dia 22 de dezembro, às 18h45 um evento da Kioskzine 3.0 com apresentação do trabalho Copan do fotografo João Pina. O evento é de entrada livre e está sujeito à lotação do espaço.

João Pina é o fotógrafo convidado da terceira publicação da Kioskzine com o trabalho realizado durante a pandemia intitulado “Copan”.
O Copan é o maior edifício de habituação do Brasil, com 1160 apartamentos e mais de 5000 residentes a viverem na baixa de São Paulo, relembra-nos uma pequena cidade.
Desenhado pelo famoso arquitecto Oscar Niemeyer nos anos 50, foi construído para que as
pessoas de todos os estratos socio-económicos pudessem viver no centro da cidade mais
populosa da América do Sul. Como é que o edifício que acolhe a população de uma cidade vive durante a quarentena do COVID-19? Esta foi a questão levantada por João Pina, quando em março de 2020 a pandemia começou, que o levou a mudar-se para o prédio durante 3 semanas para documentar as vidas dos residentes e trabalhadores do edifício no decorrer destes tempos invulgares.
A Edição Especial da KioskZine 3.0, limitada a 30 exemplares, inclui uma serigrafia numerada e assinada por João Pina. Esta foi executada por Tomás Dias nas oficinas da Árvore Escola Artística e Profissional do Porto.

Bio de João Pina João Pina nasceu em Portugal em 1980. Começou aos 18 anos a trabalhar com o fotógrafo profissional, e em 2005 formou-se em Nova Iorque no prestigiado International Center of Photography em fotojornalismo e fotografia documental.
As fotografias de João Pina têm sido publicadas em diversas revistas e jornais por todo o mundo, assim como expostas em galerias e museus, salientado apenas alguns, International Center of Photography (New York), Point of View Gallery (New York), Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro), Museu de Arte do Rio (Rio de Janeiro), Paço das Artes (São Paulo), Centro de Fotografia (Montevideo), Centro Português de Fotografia (Porto), Visa pour L’Image (Perpignan) e Reencontres d’Arles (Arles).
João Pina tem publicado até ao momento três livros: “Por Teu Livre Pensamento” em 2007 (esgotado), “Condor” em 2014 e “46750” em 2018. Presentemente, encontra-se a trabalhar no seu quarto livro sobre o campo de concentração do Tarrafal.

IPCI – Instituto de Produção Cultural e Imagem22/12 – 18.45h

Av. Conde Valbom 102B, 1050-070 Lisboa

A Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira abriu o período de candidaturas aos prémios até 5 de abril!
🏆 Prémio Bienal, de tema livre: 5.000€
🏅 Prémio Tauromaquia: 1.000€
🏅 Prémio Concelho de Vila Franca de Xira: 1.000€.
Consulta o regulamento👇

7 days ago

🚨 Segue o nosso programa de serões culturais no IPCI.OLHA! um ciclo de programação que te convida a observar, contemplar, encarar e considerar a arte, a política e a sociedade.👉 Desta vez será Luisa Ferreira a responsável de nos trazer um mundo cheio de aventuras, paisagens maravilhosas e histórias inesquecíveis.Vem conhecer o trabalho desta fotógrafa e antiga aluna do Curso Profissional de Fotografia do IPCI. 💥🗓️ Quinta-feira (04.04.24)⌚ 19h30.📍 IPCI - Rua da Alegria, 940/942. Porto.🚪 Entrada livre e gratuita. ... See MoreSee Less