José Manuel Rodrigues visita o IPCI no âmbito do seminário para o Master em Fotografia Artística.

O fotógrafo José Manuel Rodrigues esteve no IPCI, a convite do formador Cláudio Garrudo, para participar num seminário para os alunos do Master em Fotografia Artística, inserido na programação do curso.

Desde já agradecemos a presença e participação de todos.

No Master de Fotografia Artística as redes de trabalho são valorizadas, pois permitem aos formandos terem acesso, não só a uma formação de qualidade, mas também, a contactarem com diferentes criadores e produtores potenciando deste modo o seu percurso artístico.

José Manuel Rodrigues – Biografia
Nasceu em Lisboa, em 1951. Viveu em Paris, França entre 1968 e 1969 e na Holanda, entre 1969 e 1993. Hoje vive no Alentejo, e na Holanda. Estudou fotografia na Escola Superior de Fotografia em Haia, entre 1975 e 1989 em Apeldoorn, e tirou um curso de realização em vídeo no Instituto Santbergen em Hilversum, em 1990.
Foi co-fundador da Perspektief, Associação de Artes e responsável pela programação de exposições da respectiva galeria. Foi membro da Associação de Fotógrafos de Arte (G.K.F.) e da Amsterdamse Kunstraad (Concelho para as Artes) entre 1987 e 1992. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1986 e 1987, 1995 e 1996. Recebeu, em 1992, uma bolsa de trabalho do Fonds voor de Beeldende Kunst (Fundação para as Belas Artes, Holanda). Foi-lhe atribuído uma bolsa de trabalho pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal, em 1997. Recebeu o prémio Vrije Creatieve Opdracht em 1982 (Prémio de Fotografia Criativa) pelo Amsterdamse Kunstraad (Conselho para as Artes, Amsterdão) em 1982. Em 1999 foi galardoado, em conjunto com o poeta Manuel Alegre, com o Prémio Pessoa pelo conjunto da sua obra artística e pela sua contribuição às artes em Portugal.

Ensinou fotografia em várias instituições (Roterdão, Porto, Évora e Caldas de Rainha), assim como leccionou a cadeira Estudos de Fotografia integrada no Curso de Mestrado do IADE, em Lisboa.

José Manuel Rodrigues esteve presente na maioria das exposições portuguesas de Fotografia (em Lisboa, Évora, Setúbal, Coimbra, Porto, Montemor-o-Novo, Caldas da Rainha, S. João da Madeira, Grândola, Abrantes, Tomar, Sines, Monsaraz, Tavira, Braga, Cascais, Moura, Bairrada, entre outros), e em diversos locais: Amesterdão, Roterdão, Antuérpia, Bruxelas, Limoges, Argenteuil, Paris, Madrid, Berlim, Frankfurt, Genebra, Budapeste, Boston, S. Diego, S. Paulo, Macau e Austrália. No Centro Português de Fotografia, existe uma vasta colecção de imagens e projectos da sua autoria, incluindo um portfolio sobre O Dia da Rainha na Holanda, com publicação na Colecção Livro de Bolso do CPF. Destaca-se a enorme exposição retrospectiva Ofertório, Retrospectiva 1972-1997, efectuada na Culturgest por Jorge Calado. Foi assessor de Cultura para a Câmara Municipal de Évora.

IPCI – Instituto de Produção Cultural e Imagem

Av. Conde Valbom 102B, 1050-070, Lisboa

✨Em Setembro chegou ao @ipci_pt uma turma com muita vontade e boa disposição...
🕞6 meses depois o que pensavam sobre fotografia, mudou radicalmente. O que mais me orgulha desta minha primeira turma como Diretor Pedagógico do IPCI é acompanhar essa evolução exponencial 🤩