João Salgueiro Baptista é o vencedor da edição 2025 do prestigioso prémio com o projeto “Saison Floue – Temporada Turva”. O autor, que atualmente integra a equipa docente do Instituto de Produção Cultural e Imagem (IPCI), formou-se no Master em Fotografia Artística desta instituição.
O júri, composto por João Porfírio, Augusto Brázio, Francisco Feio e Sérgio B. Gomes, distinguiu o projeto “Saison Floue – Temporada Turva”, destacando-o pela sua profundidade, linguagem visual e abordagem comprometida com o tempo e a relação com a comunidade retratada.
Longe do imediatismo fotográfico ou da simples proximidade ao objeto retratado, “Saison Floue” mergulha no universo dos trabalhadores sazonais das vindimas em França. O ensaio fotográfico, marcado por imagens “sujas”, fluidas e imersivas, documenta uma realidade vivida entre o esforço físico e a celebração excessiva, o cansaço e a comunhão, num retrato punk de uma experiência comunitária intensa e por vezes limite.
Segundo o júri, o trabalho de João Salgueiro Baptista “demonstra que é preciso muito mais do que estar próximo de um sujeito fotográfico para dar-lhe uma expressão de síntese complexa. O tempo investido na relação com a comunidade é, aqui, o elemento-chave para um discurso visual consequente e profundo”.
João Salgueiro Baptista (n. 1994) formou-se em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e no Master em Fotografia Artística e Documental no IPCI em 2021. Artista, fotógrafo e operário, divide atualmente o seu tempo entre Lisboa e Porto, e integra também a equipa docente do IPCI.
É no cruzamento entre a prática artística, o envolvimento direto com o real e uma abordagem estética exigente que o seu trabalho tem ganho cada vez mais destaque. A vitória no Novos Talentos FNAC 2025 é um importante reconhecimento público desse percurso e um motivo de orgulho para a comunidade IPCI.