Blog IPCI

O IPCI, única escola de Portugal no Getxophoto, apresenta projetos realizados no Master em Fotografia Artística

A única representação portuguesa presente na edição deste ano do festival internacional Getxophoto, no País Basco, é o Instituto de Produção Cultural e Imagem (IPCI). Três projetos realizados durante o Master em Fotografia Artística, por André Rodrigues, Elisa Freitas e Joana Calhau, foram selecionados para o evento.

O festival internacional Getxophoto, já na sua 18ª edição, é conhecido pela sua programação ousada e inovadora, sempre destacando as últimas tendencias dos e das artistas. Este é o segundo ano do ciclo curatorial trienal liderado pela curadora Maria Ptqk, cujo tema atual é “Play”. O festival distingue-se não apenas pela seleção arrojada, mas também pela sua abordagem única de exibir as obras em espaços públicos ao ar livre, criando uma experiência artística acessível e envolvente para públicos diversificados.

Entre muitas atividades, o Getxophoto dedica um espaço específico para estudantes recém-diplomados em fotografia, através do programa MAPS (Mejores Amigxs Para Siempre). Este programa oferece diversas atividades inovadoras pensadas especialmente para estudantes, indo além do tradicional formato de leitura de portfólios. O MAPS é um encontro entre artistas visuais emergentes, onde estudantes de várias escolas podem se conhecer, compartilhar os seus trabalhos e tecer redes de colaboração e intercâmbio, criando um ambiente de aprendizagem e crescimento conjunto.

Os portugueses presentes no festival, todos antigos alunos do Master em Fotografia Artística do IPCI, são André Rodrigues com o seu projeto “Ponto de chegada”, Elisa Freitas com “Na hora da verdade, não sabia como lê-las”, e Joana Calhau com “Tenho uma casa dentro de mim”. Os três projetos foram desenvolvidos no âmbito do Master, demonstrando a excelência e a criatividade dos formandos do IPCI.

Este ano, as escolas selecionadas para participar no Getxophoto são Elisava, IEFC e Labasad (Barcelona); UPV (Valencia); Lens, Efti, Tai e Elisa Miralles (Madrid), EASD Antonio Faílde e EASD Mestre Mateo (Galiza), Blackkamera, EHU/UPV e Escola de Artes e Ofícios de Vitoria–Gasteiz (País Basco); UNIR (La Rioja) e o IPCI, a única de Portugal.

 

______
[Foto de destaque: Getxophoto / A. Resano]

Outras postagens

TWITTER

🎉 Surpresa a caminho!

A turma do Workshop de Staged Photography, orientada pela professora Patricia Pettitt, vai apresentar uma obra coletiva! 📸✨
🍻 Vem celebrar connosco e a dar a bem-vinda ao novo ano letivo!

🗓12 de Set
🕕19h00
📍IPCI

#IPCI #StagedPhotography #Fotografia

4

Carregue mais
YOUTUBE
FACEBOOK
🎉 Seguimos com as inaugurações dos @ENCONTROS DA IMAGEM! 🎉Agora é a vez do Porto! 📍✨Amanhã, 28 de setembro, percorremos os espaços que celebram a fotografia na cidade: MIRA FORUM, Leica Gallery (Leica Camera Portugal), The Cave Photography Museu Nacional Soares dos Reis, Adorna Galeria, IPCI, Salut au Monde! e Blues Photography Studio.No IPCI, teremos o prazer de apresentar a exposição "Woman Go No’Gree" de Gloria Oyarzabal, parte do arquivo dos Encontros da Imagem.Esta exposição é possível graças à parceria entre o Encontros da Imagem e o IPCI.🗓 Data: 28 de setembro🕕 Hora: 18h30📍 Local: IPCI ... See MoreSee Less
View on Facebook
TIKTOK
TEXTOS LEGAIS
Junta-te a Nós