O IPCI, única escola de Portugal no Getxophoto, apresenta projetos realizados no Master em Fotografia Artística

A única representação portuguesa presente na edição deste ano do festival internacional Getxophoto, no País Basco, é o Instituto de Produção Cultural e Imagem (IPCI). Três projetos realizados durante o Master em Fotografia Artística, por André Rodrigues, Elisa Freitas e Joana Calhau, foram selecionados para o evento.

O festival internacional Getxophoto, já na sua 18ª edição, é conhecido pela sua programação ousada e inovadora, sempre destacando as últimas tendencias dos e das artistas. Este é o segundo ano do ciclo curatorial trienal liderado pela curadora Maria Ptqk, cujo tema atual é “Play”. O festival distingue-se não apenas pela seleção arrojada, mas também pela sua abordagem única de exibir as obras em espaços públicos ao ar livre, criando uma experiência artística acessível e envolvente para públicos diversificados.

Entre muitas atividades, o Getxophoto dedica um espaço específico para estudantes recém-diplomados em fotografia, através do programa MAPS (Mejores Amigxs Para Siempre). Este programa oferece diversas atividades inovadoras pensadas especialmente para estudantes, indo além do tradicional formato de leitura de portfólios. O MAPS é um encontro entre artistas visuais emergentes, onde estudantes de várias escolas podem se conhecer, compartilhar os seus trabalhos e tecer redes de colaboração e intercâmbio, criando um ambiente de aprendizagem e crescimento conjunto.

Os portugueses presentes no festival, todos antigos alunos do Master em Fotografia Artística do IPCI, são André Rodrigues com o seu projeto “Ponto de chegada”, Elisa Freitas com “Na hora da verdade, não sabia como lê-las”, e Joana Calhau com “Tenho uma casa dentro de mim”. Os três projetos foram desenvolvidos no âmbito do Master, demonstrando a excelência e a criatividade dos formandos do IPCI.

Este ano, as escolas selecionadas para participar no Getxophoto são Elisava, IEFC e Labasad (Barcelona); UPV (Valencia); Lens, Efti, Tai e Elisa Miralles (Madrid), EASD Antonio Faílde e EASD Mestre Mateo (Galiza), Blackkamera, EHU/UPV e Escola de Artes e Ofícios de Vitoria–Gasteiz (País Basco); UNIR (La Rioja) e o IPCI, a única de Portugal.

[Foto de destaque: Getxophoto / A. Resano]