Exposição de Fotografia I Curso Básico de Fotografia #1

13 de Maio I 16:30

O Curso Básico de Fotografia do IPCI – Instituto de Produção Cultural e Imagem é um curso que se desenvolve ao longo de 2 meses. Neste período é trabalhado, de uma forma interdisciplinar,  o conhecimento técnico e criativo da fotografia.

Mais do que um curso onde a experiência e a experimentação fica circunscrita ao espaço temporal do módulo, pretendia-se criar um espaço de criação e desenvolvimento cultural e técnico, de forma a proporcionar aos nossos formandos não só uma aprendizagem, mas também um espaço de crescimento e desenvolvimento fotográfico que lhes permita compreender a fotografia como forma de expressão artística e não como forma de aplicação de técnicas e habilidades fotográficas.

Esta abordagem permitiu-nos estabelecer pontes de contacto mais sólidas com os nossos formandos e, desta forma, conseguimos trabalhar os seus objectivos individuais num processo de criação estruturado, onde conseguimos valorizar o saber-fazer dos nossos formandos.

Esta exposição não procura ser um mero trabalho de apresentação académica de um exercício básico da fotografia, onde o alvo de escolha são as fotografias bonitas de cada autor, mas sim um processo de criação coletiva que cruza, a partir do mesmo espaço territorial, diferentes leituras fotográficas, que demonstram no seu processo um interessante olhar narrativo sobre o território e a identidade de um grupo de trabalho, que procurou abraçar novos desafios fotográficos.

Neste sentido, podemos apresentar os nossos formandos como criadores, de propostas autênticas que tiveram o seu espaço de criação próprio e, a partir da plataforma que é o Curso Básico de Fotografia, conseguiram explorar as suas linguagens criativas com maturidade  visual e técnica. Este conjunto de trabalhos vale não pelo marco que é o término de um processo formativo, mas sim pelo início de uma nova etapa criativa.  Podemos afirmar que os nossos formandos estão, agora, a dar início ao seu processo de trabalho e, desta forma, vão poder  desenvolver de forma estruturada o seu percurso fotográfico.

Nesta exposição fica patente também a multiplicidade criativa que é possível obter a partir de um território que é transversal a cada autor, dando a este projeto expositivo um cunho de identidade muito próprio demonstrando, assim, a capacidade do saber-fazer com autonomia.

 Autores:

Eusébio Ribeiro

Hugo  Matos

João Gomes

Luísa Freixo

Luísa Moreira

Glória  Soares

Marta Máñez

Nuno Malheiros

Paulo Borges

Formadores:

Alexandre Souto

António Pedrosa

Lara Jacinto

Miguel Falcão

Direcção Pedagógica

Armanda Bastos

09/05/2017

Contactos

Rua da Alegria n.º 940/942, 4000-040 Porto
+351 968 379 910 | +351 225 490 993
[email protected]

Política de Privacidade

Redes Sociais




Junta-te a Nós

IPCI 2020 © Todos os direitos reservados
X