Exposição do Workshop de Fotografia Documental

27 de Maio às 16:30, entrada livre.

A fotografia documental é um género fotográfico que procura, através do cunho individual do fotógrafo, retratar um determinado acontecimento. Este género fotográfico assume grande importância nos anos 30, em plena crise financeira nos Estados Unidos. Durante esse período, os economistas lembram-se de solicitar aos fotógrafos a produção de um conjunto de trabalhos fotográficos que mostrem os diferentes impactos da crise no panorama da sociedade americana.

Após este processo de trabalho, que teve um grande impacto na difusão da mensagem, muitos fotógrafos começaram a utilizar este discurso como forma de criação, que passou também a ter espaço nos cadernos de destaque de muitos jornais.

Atualmente, a fotografia documental perdeu esse espaço na imprensa, por conta dos sucessivos planos de reestruturação editorial que têm acontecido em muitos jornais e revistas por todo o mundo. Este quadro trouxe para a fotografia documental um novo papel e abriu portas a novas linguagens de criação, o que permitiu o surgimento de um novo discurso editorial baseado em projetos de criação independente sob a forma individual e coletiva.

Neste Workshop o grande desafio foi o de conseguir levar a criação individual ao limite das capacidades técnicas e individuais de cada formando. Sob a orientação do formador António Pedrosa, este grupo trabalhou durante 2 meses a criação de um projeto individual, que pode ser visto nesta exposição, que nos traz múltiplas linguagens formais e conceptuais onde, através de um intenso trabalho de criação, podemos entrar em diferentes universos criativos.

Esta multiplicidade de abordagens conceptuais apresenta-se de forma coerente onde podemos criar uma leitura muito própria também das influências e do percurso dos formandos, que se apresentaram neste Workshop vindos de diferentes quadrantes.

Uma vez que nem todos são fotógrafos profissionais, essa multiplicidade de identidades trouxe também para o grupo de trabalho um vasto leque de referências, não só culturais mas também do ponto de vista social, dando assim forma à génese da fotografia documental.

Curadoria:

António Pedrosa

Autores:

Bruno Silva

Clara Ramalhão

Fátima Ferreira

José Pedro Tomaz

João Soares

Luísa Freixo

Maria João Branco

Rui Pedro Ribeiro

Vitória Alves

Contactos

Rua da Alegria n.º 940/942, 4000-040 Porto
+351 968 379 910 | +351 225 490 993
[email protected]

Política de Privacidade

Redes Sociais




Junta-te a Nós

IPCI 2020 © Todos os direitos reservados
X