Rui Pedro Lamy

1983, Porto.

Mestre em Comunicação Audiovisual, Especialização Fotografia e Cinema Documental – ESMAE-IPP Porto 2016; Pós-Graduação em Multimédia pela FEUP, Porto em 2010;
Licenciatura Som e Imagem pela ESAD.CR, IPL de Leiria em 2007; Curso Profissional de  Fotografia pelo Instituto Português de Fotografia – IPF Porto em 2005.
Rui Pedro Lamy é um realizador e produtor português com um percurso profissional que cruza a televisão e o cinema. Encontra-se atualmente, a desenvolver projetos na área do filme e fotografia documental, construindo ligações entre a ciência, a história, a tecnologia e a linguagem audiovisual.
No seu percurso profissional, trabalhou como operador de câmara e editor de vídeo na produtora Farol de Ideias, Porto, onde foi editor de programas como o Público Imobiliário, Radar de Negócios, Económico TV, entre outros. Posteriormente foi produtor e realizador na Um Segundo Filmes, produtora de cinema e televisão do Porto.
Trabalhou como freelancer em diversos documentários e filmes institucionais, exercendo funções de realizador, diretor de fotografia, operador de câmara e montador.
Em 2017 fundou a ETHNO, uma produtora audiovisual que desenvolve conteúdos na área do cinema, multimédia e televisão.
Entre 2017 e 2019 foi professor de Cinema e Vídeo Documental no instituto Instituto de Produção Cultural e Imagem (IPCI) do Porto.
Enquanto realizador tem desenvolvido diversos projetos na área da história, etnografia, arqueologia e ciências naturais. Tem produzido projetos na área da museologia, com um trabalho muito direcionado para a recolha e documentação de lugares de importância histórica e arqueológica do nosso país.
Encontra-se neste momento a desenvolver vários projeto na área do documentário. A série documental “Atrás dos tempos”, um projeto apoiado pelo pelo programa de Escrita e desenvolvimento Audiovisual do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual – sobre as tradições de inverno do nordeste transmontano; e o filme IMAGO, um documentário sobre o sagrado a sua apropriação e a nossa relação com a natureza, entre outros.
Ao longo dos últimos anos tem desenvolvido diversas pesquisas sobre os cultos e tradições populares e efetuando o seu registo e documentação para que possa ser usada pela gerações futuras, para que possam sobre elas refletir quando já não existirem descendentes vivos de determinadas práticas. É essa a sua ligação aos temas das antigas culturas, às suas histórias e tradições e a necessidade de salvaguarda desses elementos.
Através dos seus projetos pretende contribuir para transformar a linguagem audiovisual num veículo poderoso para contar a nossa história e dar a conhecer temas importantes da nossa sociedade, cultura e património, registando sempre paixão os belos momentos da vida, presentes no Mundo e no nosso País.

É formador do Laboratório de Vídeo  e do Curso Profissional de Realização Audiovisual .

TWITTER

Produção Cultural? É no IPCI! 👊
💥 O curso mais procurado do ano encerra as incrições antes do previsto por esgotar todas as vagas disponíveis.
Vê os cursos de Produção Cultural que estão prestes a começar 👇

Carregue mais
YOUTUBE
FACEBOOK
TIKTOK
TEXTOS LEGAIS
Junta-te a Nós
Newsletter