Cineasta do Norte, nascido em S. Simão de Novais e residente no Porto. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e mestrado em cinema na Universidade da Beira Interior.
Realizador de cerca de 300 trabalhos audiovisuais divididos entre Amazon Prime, Barbican, Little White Lies, MUBI, Fandor, European Film Academy, Sight & Sound, entre outros. Os seus filmes foram exibidos na Cinemateca Portuguesa, no Barbican em Londres, em vários festivais portugueses (Fest, Caminhos, YMotion eClose-up) e estrangeiros (IFFR Roterdão, Pálic International Film Festival, Kino Otok e Film Fest Gent).
É uma presença assídua na lista de melhores vídeo-ensaios do ano da revista Sight & Sound, com o segundo maior número de menções em 2017 e o maior número de vídeo ensaios nomeados em 2020. Guy Lodge escreveu para o The Guardian , que “o vídeo-ensaio tornou-se uma forma alternativa e vibrante de crítica cinematográfica, e o cineasta português Luís Azevedo é um dos seus principais praticantes”.





































