Carlos Barradas

Fotógrafo doutorado em antropologia e mestre em fotografia contemporânea pelo Istituto Europeo di Design de Madrid, tem vindo a produzir ensaios fotográficos e textuais sobre questões como território, colonialismo e pós-colonialismo, deficiência, novas masculinidades e sustentabilidade. Considerado pela GUP Magazine como um dos 100 talentos europeus da fotografia (2020). Já expôs no Foto Rio, Rencontres d’Arles 2019 & 2023 (promovido pelo British Journal of Photography e Der Greif), no International Center of Photography, em Nova Iorque (2020) e no Festival BFoto (2021). Vencedor da iniciativa “Cidades na Cidade” do PhotoEspaña e Bienal de Fotografia do Porto’21, premiado com um Criatório (2022) e, mais recentemente, artista em residência convidado nos Encontros da Imagem edição de 2023. Cocriador e coeditor da revista on-line de fotografia contemporânea SOPA e editor da plataforma fotográfica Lenscratch, com sede em Los Angeles.

No seu trabalho envolve-se com a ambiguidade. Posiciona as suas fotografias num estado liminar, um conceito antropológico que se refere a uma fase ou condição intermédia num determinado rito de passagem. Pretende que aquelas se tornem um receptáculo onde as pessoas depositem as suas narrativas. Nesse sentido, transformam-se num espaço habitável, onde entram em jogo estados emocionais, memórias e valores sociais e culturais, definindo a interpretação que se faz da imagem.

A sua prática artística desenvolve-se em torno do trabalho pessoal, mas também do desenvolvimento de workshops gratuitos para as comunidades com quem trabalha, resultando sempre em fanzines, exposições colectivas ou outro tipo de produto artístico, como tem sucedido no seu trabalho em Campanhã, no Porto, São Tomé e Príncipe ou Namíbia (com o apoio do Instituto Camões IP). Acredita que, tal como no retrato, é por via dessas iniciativas conjuntas e da participação das comunidades que a produção visual e o mapeamento cultural local pretendido será tão mais rico quanto maior o seu engajamento.

É formador do Workshop de Retrato.

 

Mais info: https://www.barradascarlos.com.

TWITTER

🚨CANDIDATURAS ABERTAS!
Um programa de estudos destinado a fotógrafos/as e artistas que queiram desenvolver um projeto artístico desde a ideia e a produção, até à exposição ou o fotolivro.
Já te podes candidatar ao Master em Fotografia Artística 👉  https://ipci.pt/cursos/master-em-fotografia-artistica/

Carregue mais
YOUTUBE
FACEBOOK
TIKTOK
TEXTOS LEGAIS
Junta-te a Nós