No workshop de Comunicação Cultural estas questões (e as suas possíveis respostas) serão analisadas e testadas a partir de casos concretos.
De que falamos, quando falamos de comunicação cultural?
Como comunicar um projeto, uma ideia, uma exposição, um evento?
Que estratégia e que melhores ferramentas melhor convocam autores e públicos para uma mesma conversa que verdadeiramente interesse a uns e a outros?
OBJECTIVOS:
- Descobrir a narrativa da comunicação
- Desenhar uma estratégia de comunicação
- Elaborar um plano de comunicação
- Gerir os canais de comunicação, offline e online, adequados a cada projeto
- Potenciar as diferentes ferramentas de comunicação
CONTEÚDOS:
- Caracterização das diferentes etapas para a “elaboração de um plano de comunicação”
- Articulação do discurso consoante os diferentes públicos a que se destina a mensagem
- Identificação do(s) público(s)-alvo
- Monitorização de resultados
- Análise de casos práticos (boas e más práticas).
Formador Lino Miguel Teixeira (1977)
É licenciado em Relações Internacionais (área de especialização em Estudos Europeus) pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É consultor de comunicação e estratégica de projetos de intervenção no território através dos eixos culturais, criativos e turísticos. Atualmente é assessor do Gabinete do Ministro da Educação.
O percurso realizado implicou já desenvolver consultoria em diversos projetos e potenciando a comunicação de vários interlocutores como a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (criação da área de comunicação e relações públicas), o Instituto Politécnico do Porto (coordenação das áreas de comunicação e de edições), uma consultora privada de comunicação (direção de comunicação), a Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas (assessoria de comunicação e mediática), o Centro Nacional de Cultura, (assessoria mediática ao evento “Festa na Baixa”), a empresa municipal Porto Lazer (assessoria de comunicação e mediática dos projetos “Manobras no Porto”, “1ª Avenida / Edifício AXA” e “Locomotiva”), o Município de Paredes (assessoria mediática do projeto “Paredes Polo do Design de Mobiliário”), a Capital do Móvel de Paços de Ferreira, o FITEI (assessoria mediática do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica), a Fundação Museu do Douro (assessoria de comunicação e mediática do projeto “Entre Margens: o Douro em Imagens”), o espaço Maus Hábitos, o Instituto Português de Fotografia, a Cooperativa Árvore, o projeto Porto/Post/Doc, o Theatro Circo, o Coliseu Porto, a Noite Branca de Braga, o Festival Semibreve, o festival Encontros da Imagem, a Rede InterMunicipal do Projeto “Caminho Português da Costa, a Livraria Lello, o Turismo do Centro de Portugal (projeto “Lugares Património Mundial”), o Centro Empresarial Lionesa e a Fundação Cidade de Guimarães (coordenação global de comunicação do evento Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura).
Pedir informações
DURAÇÃO: 18 HORAS
HORÁRIO SEMANAL: Quinta-feira, das 19:00h às 21:00h
Início: Brevemente nova data
TERMOS E CONDIÇÕES DO PLANO FORMATIVO EM REGIME DE E-LEARNING DO IPCI:
- Durante a sessão os formandos devem ter a sua webcam ligada. Os microfones devem ser ligados sempre que haja necessidade de colocar questões.
- Chat em tempo real para esclarecimento de dúvidas e possibilidade de assistência remota do formador desde que esta seja autorizada pelo formando.
- A formação e-learning do IPCI está assente num plano de trabalho ao vivo permitindo, desta forma, manter os níveis de interação que existiriam numa aula presencial.
- A gravação de aulas não está autorizada, para que possa ser possível preservar a proteção de dados e de imagem de cada participante na sessão.
- O convite para as aulas será enviado pelo IPCI, sendo que o acesso à sala é aprovado pelo formador.
- A partilha de ficheiros é feita através de canais próprios: por e-mail, grupo de WhatsApp, ou outras plataformas propostas pelo formador.
- Durante a formação existirá um grupo de conversação no whatsapp para facilitar a comunicação entre o IPCI, a turma e o Formador. Este grupo destina-se ,exclusivamente, à comunicação interna do curso e esclarecimento de dúvidas com o formador. A participação neste grupo deve ser autorizada pelos formandos para que o IPCI possa criar o grupo com todos os participantes.
- As sessões de formação têm a duração de duas horas. Nestas sessões estão contempladas as seguintes ações: apresentação de conteúdos, esclarecimento de dúvidas e realização de exercícios práticos com o acompanhamento do formador. As sessões de formação têm, ainda, um intervalo de 10 minutos que é gerido pelo formador, de acordo com o ritmo da aula.
- Durante as aulas todos os intervenientes devem privilegiar fundos neutros, de forma a evitar a exposição do espaço privado de cada um. Recomenda-se, ainda, que procurem trabalhar com uma iluminação neutra evitando, assim, sombras desnecessárias na imagem.
Ementa do Curso
Comunicação cultural | 18 Horas |