Conversa com Pedro Leão Neto I 27 Abril, às 21:30

Debate de Ideias em volta do Projecto Editorial Scopio: Arquitectura e Fotografia

No dia 27 de Abril, pelas 21:30, convidamo-lo a participar numa conversa com o responsável da Scopio Network, uma plataforma independente que cruza o grupo de investigação CCRE-FAUP, a Scopio Editions e a Cityscopio, Associação Cultural.

Pedro Leão Neto

É o fundador e coordenador da Scopio Network. É também coordenador da Linha Editorial Scopio, da Scopio magazine e do grupo de investigação CCRE da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, onde é professor da unidade curricular de Fotografia e CAAD. Foi responsável pela organização de várias conferências, exposições e workshops como a 2ª edição do Seminário Internacional “Na superfície: Espaço Público e Imagens de arquitectura em Debate”, em 2012.

O universo de interesse da Scopio Editons_ é, em termos gerais, o da Arquitetura, Arte e Imagem (AAI) e, em termos específicos, o da Fotografia Documental e Artística relacionada com Arquitetura, Cidade e Território.

Interessa explicar como esta linha editorial possui uma estrutura dinâmica constituída por publicações periódicas e não periódicas com o objetivo de difundir diversos trabalhos e autores que utilizam ou investigam o universo da Arquitetura, Arte e Imagem de uma forma critica, exploratória e inovadora, com especial incidência na Fotografia Documental e Artística, relacionada com Arquitetura, entendida de uma forma abrangente como uma prática e disciplina capaz de integrar os domínios social, económico, político, histórico e técnico.

Explicar diversos trabalhos e autores já publicados pela Scopio Editions e perceber como é que podem ser adotados diferentes métodos de trabalho para planificar e realizar projetos fotográficos, como se pode interagir e comunicar com as comunidades e perceber como as pessoas se apropriam dos espaços onde trabalham e habitam; falar e debater sobre diferentes aspetos e fases dos processos de criação em Fotografia: do objeto de estudo da fotografia à exposição dos trabalhos; consciencializar o potencial da fotografia como forma de representar e questionar a realidade urbana, induzir a comunicação e desmistificar uma série de ideias preconcebidas que possam existir sobre os diversos lugares do território e as pessoas que neles habitam.

 

Este nosso interesse pressupõe uma certa abertura relativamente a diferentes projetos fotográficos e significa também entender a fotografia como uma disciplina e prática capaz explicar e de falar de como a arquitetura opera dentro de sistemas disciplinares mais abrangentes: sociocultural, técnico e histórico.

18/04/2017

Contactos

Rua da Alegria n.º 940/942, 4000-040 Porto
+351 968 379 910 | +351 225 490 993
[email protected]

Política de Privacidade

Redes Sociais




Junta-te a Nós

IPCI 2020 © Todos os direitos reservados
X