Conversa com Filipe Braga e Ricardo Raminhos

O IPCI no âmbito da sua programação cultural propõe para o dia 17 de Maio uma conversa com os artístas Filipe Braga e Ricardo Raminhos.

Nesta conversa Filipe Braga e Ricardo Raminhos vão apresentar o trabalho,PROJECTO EM FÁTIMA

PROJECTO EM FÁTIMA

Existem duas zonas com ambientes distintos em Fátima, uma na zona do recinto religioso ou de culto e a outra zona exterior a ela. A fronteira entre estas duas zonas é muito ténue e pouco clara, no entanto, a experiência vivida em cada uma delas é oposta.

A zona exterior ao santuário tem tempos distintos, um com a permanência dos peregrinos, quer em autocarros quer nos seus próprios veículos, muitos destes transformam o parque  de estacionamento numa gigantesca aldeia durante dois dias ou mais, com tendas ou dormindo no interior  do transporte, criando um ambiente de festa e partilha, outro aquando das celebrações eucarísticas em que esta zona fica deserta de pessoas.

No santuário, o ambiente é de plena devoção e concentração por parte dos religiosos, a carga emotiva vai-se adensando até ao seu clímax, a cerimónia religiosa ou a oração.

O congelamento da acção num determinado momento numa escala muito reduzida revela o fundo e profundo do que passa despercebido. É preciso isolar partes de um todo para descobrir a perceber a génese.

Depois da cerimónia o processo é inverso no regresso à zona limítrofe do santuário.

Este trabalho, ainda em construção, é uma reflexão visual sobre estes fenómenos.