Cinema documental – “Penúmbria” , de Eduardo Brito

No próximo dia 26 de Janeiro terá lugar uma projecção da curta metragem “Penúmbria”, do realizador Eduardo Brito. Segue-se uma pequena conversa com o realizador sobre o seu trabalho e futuros projectos.

A sessão será às 21:30, nas instalações do IPCI, na Rua da Alegria 942!

Entrada gratuita.

“Penúmbria foi fundada há duzentos anos num extremo de difícil acesso. De solos áridos, mares revoltados e clima violento, ficou a dever o seu nome à sombra e à nebulosidade quase permanentes. Até que um dia, os seus habitantes decidiram entregá-la ao tempo. Esta é a história de um lugar inabitável.

Escrito e realizado por Eduardo Brito. Voz Ricardo Vaz Trindade. Fotografia: Jorge Quintela. Som: Pedro Marinho. Misturas: Pedro Ribeiro. Música: Joana Gama e Luís Fernandes. Produzido por Rodrigo Areias | Bando à Parte. 9′ HD 1080P.”

Mikeldi de Ouro – 58º Zinebi, Bilbau – Melhor Ficção.
Melhor Filme Português – Arquiteturas Film Festival Lisboa 2016.
Seleccionada para o 24 Curtas de Vila do Conde, Competição Nacional.

Nota biográfica:

Eduardo Brito trabalha em museologia, fotografia e cinema. Tem o mestrado em Estudos Artísticos, Museológicos e Curadoriais pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com a tese Claro Obscuro – Em Torno das Representações do Museu no Cinema. Foi coordenador do Reimaginar Guimarães, projecto de arquivo, curadoria e edição de espólios fotográficos desenvolvido na Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. Entre a escrita, a fotografia e o cinema, os seus trabalhos têm explorado os temas verdade-ficção-memória, bem como a relação texto-imagem: assim com os livros As Orcadianas (Grisu, 2014) e Uma Variação Veneziana (Pianola, 2014) e com a série fotográfica 5 p.m. Hotel de la Gloria (com Rui Hermenegildo, Encontros da Imagem 2015). Escreveu o argumento dos filmes O Facínora (Paulo Abreu, 2012) e A Glória de Fazer Cinema em Portugal (Manuel Mozos, 2015). Realizou as curtas metragens Linha (2013) e Penúmbria (2016).

🚨CANDIDATURAS ABERTAS!
Um programa de estudos destinado a fotógrafos/as e artistas que queiram desenvolver um projeto artístico desde a ideia e a produção, até à exposição ou o fotolivro.
Já te podes candidatar ao Master em Fotografia Artística 👉  https://ipci.pt/cursos/master-em-fotografia-artistica/

✨ OPEN DAY!! ✨📅 Vem visitar o IPCI no dia 29 de junho!📸 10h00 – OFICINA DE FOTOGRAFIA DE RUA 🏙️Com André Rodrigues.Uma oficina prática que vai contar com um photowalking pela cidade do Porto, onde terás a oportunidade de esclarecer as tuas dúvidas técnicas e de composição.🍽️ 13h00 – Pausa para almoço.💡 15h00 – OFICINA DE ILUMINAÇÃO EM ESTÚDIO E RETRATO 📸Com Patricia Pettitt. Uma oficina prática onde vais poder contactar com diferentes equipamentos e técnicas de iluminação em estúdio.🖼️ 18h00 – MOSTRA FINALISTAS DO CURSO PROFISSIONAL DE FOTOGRAFIA 🎓Com os e as antigas alunas do IPCI.Inauguração da mostra de trabalhos dos alunos e alunas finalistas do Curso Profissional de Fotografia na galeria do IPCI e apresentação dos projetos.🎉 Festa, música e… minis! 🍻Valores (dedutíveis na inscrição do Curso Profissional de Fotografia):1 oficina: 20€2 oficinas: 25€👉 Mais informação e inscrições: ipci.pt/cursos/oficinas-de-junho/ ... See MoreSee Less