Blog IPCI

A obra de Ana Rego dá continuidade ao Ciclo Expositivo da Galeria Imago

No sábado inaugura «Não poder viver senão uma vida», um novo momento do Ciclo Expositivo co-programado pela Galeria Imago Lisboa e o IPCI (Instituto de Produção Cultural e Imagem).

Para este ciclo foi criado um percurso para ser transitado através da conceptualidade que une artistas com práticas diversas ao longo deste primeiro semestre de 2023, que começou com a exposição «Ninguém termina na ponta dos dedos» de Sandra Valle, e que acabará com a próxima, que inauguraremos em Junho, «Pele» de Philipe Gabriel.

Segundo o curador Vítor Nieves, «no primeiro vislumbre do trabalho de Ana Rego, somos rapidamente transportados para uma aparente harmonia e tranquilidade que a autora alcança a partir daquele minimalismo que a caracteriza, com todo aquele branco que nada mais faz do que impulsionar o próprio cubo branco, para nos acalmar numa frágil contemplatividade, truncada assim que começamos a ler as seguintes camadas deste ensaio».

Para Ana Rego, este trabalho tem sido quase um caminho terapêutico, uma construção imaginária que veio acrescentar ao gerenciamento emocional e à sua visão científica. O projecto começa quando a autora se depara com um evento traumático no seio familiar: o acidente vascular cerebral da sua tia. Vê-la completamente paralisada e incapaz de se comunicar, um corpo com uma única capacidade de movimento – a dos olhos – mas com uma mente totalmente activa, fê-la questionar o conceito de vida e repensar o significado da morte. Um périplo de reflexões sobre como os corpos e a consciência participam do intrincado jogo da vida.

«Não poder viver senão uma vida» será inaugurada no sábado dia 15 das 18 às 21 horas na Galeria Imago, na Rua do Vale de Santo António, 50C, em Lisboa.

Outras postagens

TWITTER

🚨CANDIDATURAS ABERTAS!
Um programa de estudos destinado a fotógrafos/as e artistas que queiram desenvolver um projeto artístico desde a ideia e a produção, até à exposição ou o fotolivro.
Já te podes candidatar ao Master em Fotografia Artística 👉  https://ipci.pt/cursos/master-em-fotografia-artistica/

Carregue mais
YOUTUBE
FACEBOOK
TIKTOK
TEXTOS LEGAIS
Junta-te a Nós