Blog IPCI

A fada do Salgueiro

A galeria do Instituto Cultural Romeno em Lisboa (Rua do Barão 10) acolherá, entre 28 de julho e 20 de outubro de 2022, a exposição fotográfica da artista Alina Zaharia, comissariada por Vítor Nieves e organizada em colaboração com o Instituto de Produção Cultural e Imagem.

Instituto Cultural Romeno Lisboa

Imago Lisboa Photo Festival

Alina Zaharia

Vítor Nieves

28 JUL a20 OUT

Galeria ICR Lisboa

Rua do Barão n.º 10, 1100-072 Lisboa

Entrada livre

A inauguração terá lugar no dia 28 de julho, às 19h30, e contará com a presença da autora e do curador.

A exposição integra um conjunto de fotografias e projeções de vídeo que abordam um estilo documentário cuja narrativa sensorial convida à reflexão sobre a condição da mulher na sociedade atual. Embora tenha um caráter profundamente pessoal, sendo um projeto autobiográfico, a exposição debate temas gerais como a reconstrução da memória, a reconciliação com o passado e a autoidentidade. Algumas das fotografias foram tiradas por Alina Zaharia em 2021, numa viagem à terra natal, na aldeia de Salcia, distrito de Braila, Roménia. Aliás, o título da exposição foi inspirado na lenda romena “A Rapariga do Loureiro” e adaptado como uma metáfora da identidade, sempre à procura de definir a herança espiritual e cultural que a autora traz para o seu domicílio ocidental. A exposição também integra fotografias tiradas em Portugal, como uma continuação das vivências da Roménia.

Durante o período em que a exposição será apresentada na galeria do ICR Lisboa, a partir da temática proposta pela artista, serão organizados vários eventos conexos, como um workshop de fotografia, uma mesa redonda com convidados portugueses e visitas guiadas, cujas datas serão anunciadas posteriormente. Além disso, em outubro, a exposição será integrada no IMAGO Lisboa Photo Festival.

Alina Zaharia (n. 1981, Roménia) é fotógrafa e especialista em marketing e vive em Portugal desde 2008. A partir de 2019, passou a colaborar com o Instituto de Produção Cultural e Imagem – IPCI, onde está a aperfeiçoar as suas competências profissionais na área da fotografia. Para Alina Zaharia, a fotografia representa a ferramenta perfeita para ampliar os laços entre a Roménia e Portugal, abordando temáticas socioculturais de forma a evidenciar as semelhanças entre os dois países. 

Vítor Nieves (n. 1980, Galiza) é curador especializado em fotografia, editor, gestor cultural e fotógrafo. É cofundador e coordenador do Prémio Galiza de Fotografia Contemporânea e diretor artístico do Festival Outono Fotográfico. Foi o curador de mais de 100 exposições para festivais de fotografia como os Encontros da Imagem, iNstantes e Mês da Imagem do Porto – MIP (Portugal), Photoalicante (Espanha), os Encontros de Agosto e Paraty em Foco (Brasil). É professor do IPCI, da Escuela Mistos (Alicante) e leciona o curso de Reportagem Documental na agência Vórtice Photo.

A exposição estará patente até 20 de outubro de 2022 e poderá ser visitada de segunda à quinta-feira, entre às 10h00 e às 17h00.

Outras postagens

TWITTER

Produção Cultural? É no IPCI! 👊
💥 O curso mais procurado do ano encerra as incrições antes do previsto por esgotar todas as vagas disponíveis.
Vê os cursos de Produção Cultural que estão prestes a começar 👇

Carregue mais
YOUTUBE
FACEBOOK
TIKTOK
TEXTOS LEGAIS
Junta-te a Nós
Newsletter