No próximo dia 29 de Junho o IPCI vai apresentar uma seleção de 3 filmes do realizador José Paulo Santos.
José Paulo Santos Nasceu em Coimbra em 1979 e reside em Vila Real. Mestre em Ciências da Comunicação pela UTAD, colaborou como jornalista da estação TVI,SA entre Março de 2001 a Março de 2014.
Actualmente é bolseiro na área das Ciências da Comunicação na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro onde lecciona na Pós Graduação em Jornalismo Regional UTAD/LUSA, e é júri no Festival Internacional de Cinema do Bangladesh International Open Film Festival (IOFF).
FILME FICÇÃO “Observador” (1:00)
Sinopse:
Ao vê-las caminhar sabe o que vê – já viram tudo; têm pressa; querem observar a próxima aldeia. E ele, que não vai a lado algum, sabe quanto tempo demorarão e está certo porque observa devagar o tempo de quem vagueia. Observador é uma curta-metragem de 1 minuto que invoca a observação sensorial.
Seleccionado para o Festival Internacional de Cinema: Mister Vorky International Festival – 4 Junho 2017 – Cidade de Ruma – Sérvia)
FILME FICÇÃO “Circunstâncias” (7:30)
Sinopse:
A morte de um ente querido lembra-nos de quão efémera é a vida. Quem é que nunca ouviu num funeral a expressão “Temos de nos encontrar em outras circunstâncias”? Circunstâncias felizes, claro está!
Os funerais tornaram-se o momento para nos reunir, abraçar e dizer uns aos outros que nos amamos, para, de seguida… desaparecermos novamente nas nossas vidas de subproduto de viver de salário em salário e mês a mês. Até o próximo funeral – Circunstância, afinal em que se celebra a vida.
Seleccionado para o festival internacional de cinema: Festival de Cinema “À Raia” III Mostra de Cinema Ibérico em Chaves (Portugal – Maio 2017)
FILME DOCUMENTAL – “…além da sala de espera” (28:30)
Sinopse:
«Arte e artificialidade, cura e alimentação, conhecimento e não-conhecimento têm de abandonar o negócio e o sistema de mediocridade, de rebaixamento e inferioridade para que a ideia de vida possa ser mantida. Onde começa essa visão mística e criadora de ideal, se não na Eremitagem, com a natureza espiritual? Longe do tédio, uma das piores mortes do ser humano. Com «… além da sala de espera», um filme documental, a fome da alma atormentada tem um vislumbre do ideal. Levanta-se e torna-se novamente linguagem.»
O presente documentário entre 2015 e 2017 esteve em 13 festivais internacionais, tendo recebido uma menção honrosa no Art Tur (Porto), um certificado de excelência em Nova Delhi (índia) e um voto de louvor por parte da autarquia de Vila Real.
-Rios – Festival Internacional de Cinema Documental e Transmedia (Vila Real – Portugal 2015)
-ART & TUR – International Tourism Film Festival (Porto-Portugal 2015)
-中美電影節 Chinese American Film Festival – West Covina – EUA 2015)
-Xtreme Worldwide Studio ,The Phoenix Film Festival Melbourne – Austrália 2015)
-Festival Caminhos Cinema Português (Portugal – Coimbra 2015)
-4th Delhi International Film Festival (New Delhi – Índia 2015)
-Festival Wiper (New York – EUA 2015)
-Blackbird Film Festival 2015 (New York – EUA 2015)
-Ozark Shorts – Monthly Film Screening Series. (Lamar Missouri EUA – 2016)
-CreActive International Open Film Festival – IOFF (Dhaka – Bangladesh 2016)
-TrueDoc Documentary Festival (Ucrânia 2016)
-IndieWise FREE Virtual Festival (Miami – EUA 2017)
-Festival de Cinema “À Raia” III Mostra de Cinema Ibérico em Chaves (Portugal – Maio 2017)