Blog IPCI

Conversa com Pepe Brix

O IPCI no âmbito da sua programação cultural propõe para o dia 05 de Abril uma conversa com o fotógrafo Pepe Brix

 

PEPE BRIX

Nasceu em 1984 na ilha de Santa Maria, nos Açores. Filho e neto de fotógrafos iniciou bem cedo a sua actividade e durante os últimos anos tem percorrido o mundo a fotografar. Europa, Perú, Equador, Índia e Nepal foram algumas das expedições posteriormente convertidas em exposições fotográficas que circularam pelo país. Destas viagens surgiu ainda a publicação de dois livros em co-autoria com Daniel Gonçalves, “rumores para a transparência do silêncio” e “ensaio sobre o comprimento do silêncio”.

Mais recentemente Pepe esteve embarcado num dos 13 sobreviventes da frota portuguesa de pesca do bacalhau, nos mares bravios do atlântico noroeste. Desta aventura resultou o documentário fotográfico “Código Postal: A2053N”, uma homenagem aos últimos heróis portugueses de pesca longínqua, publicada na edição de fevereiro de 2015 da National Geographic Portugal e mais tarde publicada em livro, com o título “Os últimos heróis”, integrando a celebração dos 30 anos da empresa Riberalves. Reportagem que lhe valeu também o prémio Gazeta de fotojornalismo.

Entre Maio e Junho de 2015 o fotógrafo retomou a estrada para fazer a reportagem integral da expedição Lisboa-Pequim-Lisboa, uma viagem de mota que atravessou meio mundo e guardou mil histórias na sua bagagem para contar em fotografia.

Mais uma vez debruçado sobre os assuntos do mar, Pepe esteve recentemente na Islândia a recolher imagens para o seu novo documentário fotográfico “For Cod’s Sake”, que nos dá a conhecer a história de uma nação que cresceu com a pesca responsável da espécie que mudou o mundo: o Bacalhau do Atlântico.

Ainda no decorrer de 2016, Pepe acompanhou o atuneiro que melhor desempenho teve na captura de bonito e atum patudo, no arquipélago dos Açores. Este trabalho, intitulado “Na rota das grandes manchas”, foi também publicado na revista National Geographic Portugal.

Outras postagens

YOUTUBE
FACEBOOK
Sempre é um gosto ir a espaços como a RAMPA Porto, com uma programação diferenciada no contexto portuense.Ontem recebemos os alunos do Instituto de Produção Cultural e Imagem (IPCI). Foi um enorme gosto conversar convosco! _ Yesterday we welcomed the students from Institute of Cultural Production and Image (IPCI). It was a pleasure talking to you! ... See MoreSee Less
View on Facebook
TIKTOK
TEXTOS LEGAIS
Junta-te a Nós